O avanço de tecnologias exige uma capacidade cada vez maior do país de gerar energia e, nesse cenário, a eficiência energética é uma necessidade inadiável. Ocorre que muitos empresários e usuários comuns desconhecem os benefícios da aplicação de projetos de eficiência energética, que podem ser implantados desde residências a grandes empreendimentos e plantas industriais. Muito além de reduzir custos e o consumo, projetos eficazes otimizam a produção, minimizam o uso dos recursos naturais e a emissão de gases poluentes.
O segmento da eficiência energética está amadurecendo no território mineiro e uma empresa de Nova Era é protagonista neste setor: a HIG Energia. O empreendimento é fruto da expansão de uma ideia inicial que cresceu rapidamente e conquistou mercado, a empresa HIG Projetos e Reformas, criada na região em abril de 2015.
Otimizar recursos é uma das propostas da HIG Energia. A empresa consolida, dentro e fora da região, trabalhos voltados à análise de instalações elétricas, projetos elétricos, lâmpadas de LED e sistema solar fotovoltaico. A HIG Energia tem usinas instaladas e gerando energia elétrica para clientes em Nova Era, Nova Lima, Belo Horizonte e Ipatinga, por exemplo.
A frente do empreendimento está Halysson Inácio Guerra, engenheiro de Controle e Automação formado há 15 anos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e especialista em Gestão de Projetos pelo Instituto de Educação Tecnológica (Ietec). Dentre outros, Guerra tem aperfeiçoamento em Eficiência Energética na Norma ISO 50.001, nova norma global para a gestão de energia.
O currículo do empresário mineiro tem a atuação em grandes companhias como a Siemens, Orteng, Honeywell e Lyon Engenharia. O engenheiro implantou automação de sistemas, subestações de energia, criou propostas técnicas para siderurgia, mineração, óleo e gás, além de gerenciar projetos.
“Com mais de 15 anos de experiência em execução e gerenciamento de projetos elétricos e de automação industrial, trouxe para a HIG Energia um diferencial no atendimento aos clientes. Assim, oferecemos soluções na área de energia solar fotovoltaica, elétrica e automação”, contou o empresário.
Energia solar fotovoltaica
Mais do que nunca, o mercado exige competitividade com uma economia menos impactante. Um empreendedor precisa ter em mente que para se destacar no mercado, é preciso melhorar o desempenho de todas as etapas de produção. E a redução do consumo de energia deve fazer parte da estratégia.
Os sistemas fotovoltaicos são capazes de transformar a radiação solar diretamente em energia elétrica. Esse é um produto da HIG Energia. A empresa oferece soluções personalizadas para a geração de energia solar fotovoltaica “on grid” (ligada à rede da concessionária) e “off grid” (uso de baterias).
“Nossos projetos são personalizados buscando atender a real necessidade do cliente no presente e no futuro”, frisa Halysson Guerra.
Lâmpadas LED
As lâmpadas LED revolucionaram o mercado de iluminação. Isso graças à tecnologia japonesa que criou lâmpadas de luz branca mais duradouras e eficientes do que todas as demais. Essas lâmpadas consomem muito menos energia que as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes. Para se ter uma ideia, com apenas 6 a 8 watts de potência a lâmpada LED produz a mesma luminosidade que uma lâmpada incandescente de 100 watts e pode ter vida últil de mais de 50 mil horas.
A HIG Energia trabalha com lâmpadas LED voltadas exclusivamente para o comércio e indústria. Os produtos oferecidos pela empresa oferecem ganhos de até 70% na redução do consumo de energia elétrica para iluminação. São equipamentos com características técnicas diferenciadas e com garantia estendida.
Desprezar o assunto e optar pela ineficiência energética sai muito mais caro ao empresário. “A grande experiência em diversos segmentos na área de engenharia nos permite fornecer a melhor solução para os nossos clientes através de projetos que considerem suas reais necessidades com o melhor uso de recursos, a minimização de gastos e a otimização do retorno do investimento”, destaca Halysson.
Atenciosamente
Alexandre Kellermann

Postar um comentário