Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Mapa de Atratividade das Fontes Limpas no Mercado Livre de Energia

Estudo exclusivo da FDR Energia revela que 22 estados mantêm a competitividade para migração ao Ambiente de Contratação Livre (ACL)
24 MAI2017
21h35


A FDR Energia, empresa de geração e comercialização de eletricidade, acaba de concluir o Mapa de Atratividade do Mercado Livre para Fontes Limpas de Energia. O levantamento dos primeiros cinco meses do ano revela que o estado do Rio de Janeiro é a unidade da Federação com a maior atratividade para os consumidores eleitos para usar megawatts de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), usinas solares, eólicas e de biomassa.

Foto: DINO

O Rio de Janeiro obteve a nota "0,611". O índice, tal qual o modelo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), elaborado pela Organizações das Nações Unidas (ONU), é calculado em um intervalo de "0,000" (para a menor atratividade) e "1,000" para a maior atratividade. O valor médio do índice da FDR Energia para todo o Brasil ficou em "0494" no mês de maio de 2017.

"Os consumidores fluminenses têm vantagens significativas na migração para o ambiente livre", afirma Erick Azevedo, sócio-diretor da FDR Energia. "Desde o ano passado, o Rio de Janeiro se destaca nessa competitividade", complementa.

O índice foi calculado com base no preço médio comercializado no mercado livre entre as fontes incentivadas 50 (energia proveniente de Pequenas Centrais Hidrelétricas e usinas eólicas, solares e de biomassa) comparadas com as tarifas de distribuidoras que representam 98% do mercado cativo brasileiro.

Em linhas gerais, pode-se considerar que valores no índice abaixo de 0,4 como inviáveis financeiramente para migração para o ACL. Entre 0,4 e 0,6, com viabilidade moderada. Entre 0,6 e 0,8, boa viabilidade. Acima de 0,8, com alta viabilidade. "É importante destacar que essa avaliação não substitui uma específica para o cada consumidor, a qual a FDR Energia realiza sem custo por meio da disponibilização da cópia de apenas um fatura de energia", conclui Azevedo. 

DINOEste é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

--
Sandro Geraldo Bagattoli

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica