From: Imprensa Verdelho <imprensa@verdelho.com.br>
Date: 2017-06-05 12:26 GMT-03:00
Subject: Clima mais frio contribuiu para a retração do consumo de energia em abril
To: imprensa@verdelho.com.br
Clima mais frio contribuiu para a
retração do consumo de energia em abril
Queda de 3 graus centígrados em relação a março e de 2,5 graus em relação a abril de 2016 impactou a demanda por eletricidade em vários segmentos
São Paulo, 05 de junho de 2017 – Os segmentos de Materiais de Construção (-13,58%) e Comércio e Varejo (-12,35%) influenciaram fortemente a queda do Índice Comerc Energia de abril, cujo consolidado de doze categorias registrou um decréscimo de 3,83% em comparação com abril de 2016.
O setor de Material de Construção (-18,45%) liderou a queda de 6,75% no Índice consolidado de abril, quando o período é comparado com março de 2017. Nas duas comparações, a queda na demanda do insumo foi generalizada, abrangendo, respectivamente, nove e dez categorias monitoradas pelo Índice Comerc Energia.
"Nem sempre a variação do consumo de energia tem a ver com o dinamismo da economia", afirma Cristopher Vlavianos, presidente da Comerc Energia. "Apesar de o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IC-Br) ter registrado no primeiro trimestre um aumento de 1,12% sobre o último trimestre de 2016, nesse momento, o consumo tem muito a ver com a temperatura no país, principalmente no Sudeste", ressalta ele.
Consumo de energia é menor no frio
O executivo explica que, em parte, a retração na demanda por eletricidade pode ser explicada pela queda da temperatura média no País, dos 25,5 graus em março, para os 22,5 graus em abril. Em relação a 2016, abril também esteve mais frio, em média, 2,5 graus centrígrados, segundo os dados da NOAA (departamento norte-americano de climatologia).
"O clima impacta diretamente o consumo de energia de segmentos como Comércio e Varejo, pois não se requer tanto uso do ar condicionado nas lojas", argumenta o executivo. "Além disso, não há a necessidade de tanta refrigeração para a conservação de perecíveis quando as temperaturas estão mais baixas. Nesse caso, o setor de Alimentos também consome menos eletricidade", acrescenta Vlavianos.
Vale notar que, na comparação com o ano passado, apenas três categorias tiveram alta no consumo de energia em abril. Higiene e Limpeza consumiu 5,68% a mais, o setor de Siderurgia e Metalúrgica 3,92%, e Embalagens 0,26%. A tendência é parecida na comparação de abril com março de 2017, que revela aumento no consumo de apenas dois setores.
Materiais de Construção
Vlavianos chama a atenção para a série histórica de 12 meses do setor de Materiais de Construção. O setor registra onze meses de sucessivas quedas no consumo de energia e apenas um mês (setembro de 2016) de crescimento (2,29%). Ele ressalta que, em abril de 2016, o setor havia já reduzido o consumo de eletricidade em 21,15% sobre o mesmo período do ano anterior. E, agora, em abril deste ano, retraiu seu consumo outros 13,58%.
O Índice Comerc Energia, publicado mensalmente, leva em conta o consumo das cerca de 1.300 unidades na sua carteira, pertencentes a mais de 700 grupos industriais e comerciais que compram energia elétrica no mercado livre.
Sobre a Comerc Energia
A Comerc Energia é a maior gestora de energia do país, com mais de 1.300 unidades de consumo em carteira, pertencentes a mais de 700 empresas. Fundada em 2001, é responsável pela gestão de 18% de toda energia consumida no mercado livre brasileiro e também administra aproximadamente 5.000 MW de potência de mais de 90 geradores, produtores independentes e autoprodutores. Com sete escritórios, a empresa atua em todas as regiões do país.
Além da gestão, a Comerc tem mais quatro unidades de negócios, que podem trabalhar de forma independente ou integrada, de acordo com a necessidade de cada cliente. A Comerc Trading é a maior comercializadora independente do país, com cerca de 815 MW médios/mês movimentados em 2016, o equivalente a 15 milhões de MWh, considerando operações de compra e venda. A Comerc Gás faz gestão do consumo de gás natural, oferecendo auxílio na contratação deste insumo, com possibilidades de redução de custo para empresas. Paralelamente, a Comerc Solar estrutura projetos de geração solar distribuída e a Comerc ESCO desenvolve e implanta soluções de eficiência energética, com foco na redução do consumo de energia elétrica.
A companhia faz parte da aliança internacional The Energy Experts Alliance, que oferece soluções globais em gerenciamento e estruturação de estratégias de contratação de energia elétrica para consumidores multinacionais. Em 2015 e 2016, a Comerc Energia foi eleita a melhor empresa do setor de energia pelo ranking Melhores & Maiores da revista Exame.
Mais informações, contatar:
Ana Cecília Americano
Tel +55 11 3031 5239
Cel +55 11 9.4246-8180
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.






Postar um comentário