Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Novo webinar do CPqD apresenta as aplicações da tecnologia Blockchain no setor elétrico

Marcada para 27 de setembro, apresentação será a quinta da série promovida pela organização

 

O quinto webinar da série sobre Blockchain, que vem sendo promovida pelo CPqD, está marcado para 27 de setembro e abordará as aplicações dessa tecnologia no setor elétrico. A apresentação - gratuita e via web - será feita por Luiz Rolim, consultor em Estratégia de Negócios do CPqD que atua em projetos para os setores elétrico e de telecomunicações, em áreas como smart grid, geração distribuída, mobilidade elétrica, Internet das Coisas (IoT) e regulação.

 

“O setor elétrico está em processo de transformação, com a disseminação da geração distribuída por fontes renováveis, o surgimento de sistemas de armazenamento de pequeno e médio porte e o advento da mobilidade elétrica”, observa Rolim. “Uma das possíveis aplicações da tecnologia Blockchain está na viabilização de um marketplace para transações descentralizadas de compra e venda de energia elétrica, originada, principalmente, da microgeração distribuída”, acrescenta.

 

Além de apresentar os fundamentos do Blockchain e suas aplicações no setor elétrico, o webinar do CPqD abordará as características desse novo marketplace a ser criado e como a tecnologia Blockchain atua na dinâmica das transações realizadas. Questões de natureza regulatória e comercial, que deverão ser tratadas adequadamente para uma implantação de sucesso, também serão abordadas na apresentação.

 

O webinar Tecnologia Blockchain - Aplicações no Setor Elétrico tem início marcado para as 14 horas e terá 30 minutos de duração. Os interessados em participar da apresentação devem fazer sua inscrição pelo web site http://materiais.cpqd.com.br/webinar-tecnologia-blockchain-aplicacoes-no-setor-eletrico

 

Sobre o CPqD

 

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPqD é uma organização independente. Criado há mais de 40 anos, mantém o maior programa de pesquisa e desenvolvimento da América Latina em sua área de atuação. Seu portfólio abrangente de soluções, serviços, sistemas de missão crítica e tecnologias de produto transferidas para a indústria é utilizado nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, contribuindo para o aumento da eficiência das organizações, a transformação da experiência com seus clientes, a viabilização de modelos de negócios e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPqD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de suas competências em áreas estratégicas da transformação digital - como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Conectividade.

http://www.segs.com.br/info-ti/82849.html

 

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica