Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Poupa Energia permite comparar tarifas da luz e do gás e mudar de fornecedor

As famílias têm a partir de hoje um novo simulador com as ofertas tarifárias dos 23 comercializadores de eletricidade e de gás natural disponíveis no mercado, através do endereço poupaenergia.pt, que permite contratualizar a proposta pretendida.

 

O portal Poupa Energia, gerido pela ADENE- Agência para a Energia, dá aos consumidores informação disponível sobre os cerca de 200 tarifários de eletricidade e de gás natural disponíveis no mercado liberalizado e permite fazer a pré-adesão, isto é, preencher o formulário de adesão a um novo fornecedor (que depois enviará o contrato para a morada indicada para a formalização do mesmo).

 

Este simulador dispõe de duas versões: a simples - em que os consumidores têm apenas que indicar o número de pessoas que compõem o agregado familiar, o tipo de utilização, o ano de construção do edifício e o tipo de pagamento pretendido bem como o tipo de fatura (eletrónica ou em papel) - e a avançada, em que o simulador requer mais detalhe sobre os equipamentos utilizados e dados sobre os consumos, o que obriga o consumidor a estar na posse das faturas.

 

Nas duas versões, o consumidor obtém as diferentes propostas tarifárias de eletricidade, de gás natural ou combinadas, hierarquizadas por valor da poupança, que aparece quantificada.

 

Neste caso, o consumidor obtém também a comparação com o que pagaria caso se mantivesse no mercado regulado.

 

Em declarações aos jornalistas, o presidente da ADENE, João Paulo Girbal, afirmou que o objetivo do Poupa Energia é conseguir captar cerca de 10% das mudanças realizadas durante um ano, isto é, entre 100 a 150 milhões de mudanças anuais.

 

"Temos uma situação de mercado desequilibrada e este portal vai trazer equilíbrio", declarou o responsável, referindo que o portal trará mais transparência ao mercado de energia.

 

O portal Poupa Energia, cujo lançamento chegou a ser anunciado para o verão, disponibiliza ainda informação sobre eficiência energética, perguntas frequentes e esclarecimentos e dúvidas, e de três em três meses terá novas funcionalidades, acrescentou o responsável, admitindo vir a prestar serviços às empresas, como forma de aumentar as receitas da agência.

 

"Neste momento, o portal não tem receitas. Está tudo a sair do orçamento da ADENE", disse João paulo Girbal, realçando que "não terá qualquer custo para os consumidores".

 

Associado ao portal, a ADENE disponibiliza um centro de atendimento telefónico, entre as 9:00 e as 18:00.

 

Lusa/ Fim

https://www.dn.pt/lusa/interior/poupa-energia-permite-comparar-tarifas-da-luz-e-do-gas-e-mudar-de-fornecedor-8914972.html

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica