Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sábado, 13 de janeiro de 2018

MS conta novamente com projetos no leilão de energia nova de abril

A EPE (Empresa de Pesquisa Energética) marcou novo Leilão de Energia Nova (A4) para o mês de abril e Mato Grosso do Sul tem nova oportunidade de concretizar projetos de usinas de energia com fontes renováveis ‒ solar e biomassa. Além dos lentos passos do País em relação ao tema, nos leilões realizados em dezembro, nenhum projeto foi arrematado no Estado.

 

Conforme divulgado pela EPE, 29 projetos foram cadastrados para o Mato Grosso do Sul, sendo 20 de usinas fotovoltaicas, com capacidade total de geração 1.184 megawatts e 9 térmicas a biomassa, com produção de 375 kilowatts.

 

No leilão realizado em dezembro, que contou com 31 projetos para o Estado, nenhum foi arrematado, seja por indústrias ou pela Energisa. Consultada, a concessionária não informou o motivo da falta de interesse ‒ falta de demanda ou alto preço ofertado.

 

Dados da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), que operacionalizou o leilão, mostram que houve deságio de 54,65% aos preços-teto estabelecidos inicialmente, com preço médio de 144,51 por megawatt/h. No total o certame movimentou R$ 5,6 bilhões em contratos, equivalentes a um montante de 39.113.822,400/MWh de energia.

 

Os vizinhos Mato Grosso e Goiás contrataram cada um, uma usina. Outros estados com empreendimentos contratados foram Piauí (8 usinas), Pernambuco (5 usinas), Bahia (4 usinas), São Paulo (3 usinas), Rio Grande do Norte (2 usinas) e Espírito Santo (1 usina).

 

Dos 25 empreendimentos contratados, 20 são usinas solares fotovoltaicas, duas eólicas, uma térmica movida a biomassa e uma pequena central hidrelétrica.

Midiamax

Versão para ImpressãoVersão para ImpressãoEnviar por e-mailEnviar por e-mail

http://www.aquidauananews.com/0,0,00,1152-350495-MS+CONTA+NOVAMENTE+COM+PROJETOS+NO+LEILAO+DE+ENERGIA+NOVA+DE+ABRIL.htm

 

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica