Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sábado, 10 de fevereiro de 2018

Governo apresenta projeto de revisão do marco regulatório do setor elétrico

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, apresentou nesta sexta-feira (9/2), à Presidência da República, a minuta do Projeto de Lei (PL), que pretende modernizar o marco legal, com a compilação de várias contribuições feitas durante o período em que ficou em consulta pública. Dentre outras propostas, o PL prevê modificar nove leis criadas desde 1971, ampliar o mercado livre de energia e acabar com a judicialização do setor.

 

No texto divulgado, resultado da consulta pública nº 33, iniciada em julho de 2017, com mais de duas mil interações e 209 contribuições, o governo destacou que o setor elétrico mundial está sujeito a pressões para mudanças em seu quadro regulatório, comercial e operacional, citou a queda de preços das fontes renováveis de recursos distribuídos como a geração distribuída, armazenamento e carros elétricos, tecnologias de medição avançada e ressaltou a necessidade de abertura do mercado livre, para dar possibilidades de escolha aos consumidores.

 

Segundo o MME, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apresentará proposta, até 31 de dezembro de 2020, para promover aprimoramentos regulatórios para o mercado de energia. Em um documento extenso, o governo define trajetória de abertura do mercado livre de energia para os consumidores de alta e média tensão, desde grandes indústrias até comércios de porte médio, e propõe abrir para baixa tensão, dos consumidores residenciais, até 31 de dezembro de 2022.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2018/02/09/internas_economia,658953/governo-apresenta-pl-de-revisao-do-marco-regulatorio-do-setor-eletrico.shtml

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica