Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sábado, 17 de março de 2018

As empresas armazenam energia em ar frio

As fontes renováveis ​​de energia estão ficando cada vez mais eficientes, mas o armazenamento de energia continua sendo um obstáculo no caminho da ampla adoção da energia sustentável no mundo. Para preencher essa lacuna, algumas empresas estão pensando fora da caixa e investem no desenvolvimento de armazenamento de energia que depende do ar frio. "O ar comprimido é uma tecnologia interessante," Ravi Manghani, diretor de armazenamento de energia em Greentech mídia disse à BBC. "Pode ser uma forma de armazenamento a granel". A Alacaes na Suíça é uma empresa que explorou o armazenamento de energia do ar frio, perfurando um buraco no lado da montanha, no qual o ar frio comprimido é armazenado até ser necessário para dirigir uma turbina.

 

A técnica de perfuração de montanhas de Alcaes pode ser eficaz, embora seja limitada em suas aplicações. "A desvantagem é que tem que confiar em formações geológicas específicas; precisa de cavernas subterrâneas que, em si, é uma limitação", disse Manghani. O Highview Power Storage, com sede no Reino Unido, é pioneiro em um método alternativo para o armazenamento de energia do ar frio usando refrigeração para arrefecer o ar para -196 graus Celsius, altura em que o ar se torna líquido. Este ar líquido é então mantido em ambientes de baixa pressão até que seja necessário.

 

A Highview construiu uma instalação perto de Manchester que usa o calor gerado pela queima de gás residual de um aterro sanitário para expandir o nitrogênio líquido no ar armazenado. O ar expandido é então canalizado através de uma turbina, que gera eletricidade. A Highview espera que esta instalação seja conectada à rede energética do Reino Unido na primavera de 2018. A Highview espera que suas instalações sirvam de modelo para um planeta que precisa desesperadamente de soluções de armazenamento de energia limpa. "Globalmente, o mundo está percebendo que a verdadeira escala da grade, o armazenamento de longa duração é um requisito se quisermos dar um futuro descarbonizado", disse Stuart Nelmes, diretor de engenharia da Highview, à BBC, "e essa tecnologia desempenhará um papel fundamental."

https://meioambienterio.com/2018/03/16/as-empresas-armazenam-energia-em-ar-frio/

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica