Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sábado, 3 de março de 2018

CCEE - InfoMercado Semanal: consumo de energia cai 4,9% em fevereiro


23/02/2018 - 10:28

Dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 20 de fevereiro indicam redução de 4,9% no consumo e de 4,2% na geração de energia elétrica no país, na comparação com o mesmo período de 2017. As informações constam na mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados prévios de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

A análise indica o consumo de 61.920 MW médios em fevereiro no Sistema Interligado Nacional – SIN, montante 4,9% inferior quando comparado ao consumo no mesmo período de 2017. A queda nos índices de consumo e geração tem influência da presença do Carnaval nos primeiros dias de 2018, visto que o feriado aconteceu no fim de fevereiro no ano passado.

No Ambiente de Contratação Regulado – ACR (cativo), no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras (onde estão inseridos os consumidores residenciais), o consumo caiu 7,7% e passou de 47.143 MW médios para 43.530 MW médios, índice que considera a migração de consumidores para o mercado livre (ACL). Sem esse efeito na análise, a queda no consumo de energia seria de 5,7%.

O consumo no Ambiente de Contratação Livre – ACL, no qual as empresas compram energia diretamente dos fornecedores (onde estão os consumidores de atividade industrial/comercial), apresenta elevação de 2,4%, número que incorpora o impacto das novas cargas vindas do ACR. Quando esse movimento é desconsiderado na análise, o ACL teria queda de 2,4% no consumo.

Já dentre os ramos da indústria avaliados pela CCEE, incluindo dados de autoprodutores, varejistas, consumidores livres e especiais, os setores de extração de minerais metálicos (+9,3%), metalurgia e produtos de metal (+4,7%) e de saneamento (+0,7%) registram aumento no consumo, mesmo sem o impacto da migração na análise. Os maiores índices de retração, no mesmo cenário sem migração, pertencem aos segmentos de bebidas (-10,4%), serviços (-9,6%) e químico (-9,5%).

A geração de energia no Sistema, em fevereiro, somou 65.410 MW médios, queda de 4,2%, em relação ao mesmo período de 2017. A geração térmica cresceu 9%, a eólica ficou estável (+0,2%) e a produção das usinas hidráulicas, incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas, caiu 6,7% no período.

O InfoMercado Dinâmico também apresenta estimativa da produção das usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE, em fevereiro, equivalente a 112,9% de suas garantias físicas, ou 51.492 MW médios em energia elétrica. Para fins de repactuação do risco hidrológico, o percentual é de 93,8%.



--
Sandro Geraldo Bagattoli

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica