Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Brasileiro se prepara para aumento em sua conta de energia

Aumento pode chegar a 20% em algumas regiões, de acordo com a Aneel

 

A sua conta de luz pode aumentar de forma considerável neste ano. De acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o aumento provável será de 10%, podendo chegar a 20% em algumas regiões. Com isso, os brasileiros começam a se preparar para o aumento no consumo de energia elétrica.

 

Empresas como Eletropaulo (São Paulo) e Copel (Paraná) terão reajuste de 10%. Para o grupo de empresas que passarão por revisão tarifária, no entanto, o aumento pode chegar a 20%, como é o caso de Cemig (Minas), RGE Sul (Rio Grande do Sul) e Energisa (em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul). Uma série de fatores estão relacionados com essa medida, como a falta de chuva e o acionamento de usinas térmicas, mais caras do que as hidrelétricas e falta de planejamento do setor.

 

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Luiz Barroso, disse que, durante o governo de Dilma Rousseff, houve algumas decisões que impactam o setor elétrico até hoje. "Perdemos três anos de crescimento por causa da recessão. Parte desses custos da tarifa, hoje, serve para pagar reforços nos sistemas de geração e transmissão que vieram para atender a um mercado que não se concretizou", afirmou Barroso.

 

Como se preparar

 

A conta de luz é diretamente impactada pelos aparelhos que você tem em casa. Procurar por eletrodomésticos com alta eficiência energética colabora para economizar dinheiro no final do mês. Outro problema são os aparelhos antigos, que gastam muito mais energia do que os mais modernos. Trocar geladeira e ar-condicionado antigos, que são vilões no consumo de energia, pode ajudar a reduzir em até 67% os gastos na conta de luz, de acordo com a Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor).

 

Aparelhos mais modernos, como é o caso do ar-condicionado split, geralmente contam com recursos de programação como timer e modo sleep, que ajudam a controlar o uso e reduzir os gastos No caso da geladeira, um modelo com mais de 10 anos pode gastar até 150 kWh, enquanto uma de duas portas frost-free gasta cerca de 50 kWh no mês. Para verificar o impacto na sua conta, multiplique o valor da tarifa cobrada por kWh pelo consumo mensal do aparelho. A longo prazo essa diferença de valor também fará muita diferença no seu bolso.

http://www.segs.com.br/mais/economia/110471-brasileiro-se-prepara-para-aumento-em-sua-conta-de-energia

 

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica