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sábado, 5 de maio de 2018

Paredes de túneis absorvem luz para gerar eletricidade

Motor24h

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    Lianfu Shi é o investigador chinês que esteve em Portugal a dar conta desta sua solução que representa uma evolução dos sistemas luminescentes.


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    Desde 2003 que na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, foram instalados nos corredores marcas de saída de emergência com material luminescente.


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    A utilização destas sinaléticas pode, nalguns casos, dispensar a instalação de iluminação mais potente, dado o seu elevado poder refletor.


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    Na Holanda foram utilizadas marcações horizontais luminescentes.


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    Nos EUA, algumas secções de vias ou túneis apresentam painéis de alumínio que têm um pré-acabamento com um revestimento luminescente, capaz de garantir luminosidade durante, pelo menos, uma hora.


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    Lianfu Shi é o investigador chinês que esteve em Portugal a dar conta desta sua solução que representa uma evolução dos sistemas luminescentes.


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    Desde 2003 que na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, foram instalados nos corredores marcas de saída de emergência com material luminescente.


Na China já foi aplicado nalguns túneis um revestimento luminescente de efeito prolongado que pode, nalguns casos, permitir reduzir a fatura elétrica em 60%. Falámos com o investigador que está por trás desta solução.

Na China tem vindo a ser implementado nalguns túneis uma solução simples que pode representar, porém, um contributo relevante para a poupança energética.

Trata-se de um revestimento interior para as paredes dos túneis, cujo material luminescente absorve a radiação da luz (existente à entrada e à saída de cada galeria e projetada pelos próprios faróis dos veículos que circulam) para a converter em iluminação para as zonas situadas no interior do túnel.

Entrevistado pelo Watts On, o investigador chinês Lianfu Shi que desenvolveu este sistema, refere que esta solução já foi aplicada em dois túneis na região de Guizhou, na China, com potenciais bons resultados em termos de eficiência energética: "Os dispositivos de luz mais antigos em túneis podem consumir mais 60% de energia do que será necessário com uma aplicação destas. Além do mais, a luminescência no túnel garante claridade durante doze horas".

À margem da Conferência Internacional sobre Segurança Rodoviária organizada pela Infraestruturas de Portugal, na qual participou, Lianfu Shi explica que as potencialidades desse material vão ainda mais além do que a radiação de luz: "O material tem ainda a capacidade de ser retardante de chamas", diz.

Outra possibilidade futura em aberto e em termos académicos em estudo é a conversão da iluminação existente no túnel (e absorvida pelos materiais luminescentes) em energia, a qual poderia ser armazenada em baterias, com o revestimento luminescente a desempenhar um papel idêntico ao de painéis fotovoltaicos. Embora sendo uma solução bastante mais dispendiosa, a energia gerada, nesse contexto, poderia ser utilizada na iluminação do túnel quando ocorresse algum corte no fornecimento normal elétrico.

Apesar da utilização de pigmentos luminescentes em infraestruturas rodoviárias estar longe de ser inédita (na Holanda foram utilizadas marcações horizontais luminescentes na estrada, por exemplo e o próprio construtor Nissan chegou a criar uma pintura especial luminescente para um exemplar do Leaf), esta nova aplicação caracteriza-se por permitir economizar na fatura energética, tornando as infraestruturas de transportes mais sustentáveis.



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Sandro Geraldo Bagattoli

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