Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sábado, 26 de maio de 2018

Preço da Gasolina x Energia elétrica

Resolvi postar esse comentário para fomentar a discussão e quem sabe levar a idéia adiante.

A energia elétrica, um produto tão importante quanto o petróleo no Brasil, tem suas tarifas reguladas pela ANEEL, com periodicidade anual, e é produzida e comercializada por  várias empresas privadas operando com lucro e ações valorizadas na bolsa.

Agora por que o petróleo, com uma só empresa fornecedora, pode  ter seus preços ditados com variações quase que diárias, quase sempre para cima (por que os postos não repassam a diminuição), a partir da oscilação do dólar nos mercados internacionais?
Os custos da Petrobrás são em sua maior parte em reais, os poços se localizam no Brasil, a maior parte da gasolina que compramos é fabricada aqui, os salários e impostos são também pagos em reais .
Então, se o Irâ se indispõe com os EUA ou o FED resolve aumentar os juros, nós brasileiros temos que pagar mais pela gasolina que produzimos aqui, pois o dólar subiu? A quem interessa isso?

Minha proposta é que, assim como a energia elétrica, o petróleo e seus derivados tenham seus preços regulados pela ANP, compreendendo daí uma cesta de fatores, incluindo a variação do dólar no mercado internacional, para se chegar a um valor que não só atenda os investidores acionistas mas também à sociedade.

sds

--
Sandro Geraldo Bagattoli

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica