Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 5 de junho de 2018

O que é energia renovável?

 A energia renovável é uma forma de energia obtida a partir de recursos naturais, como – vento, luz do sol, marés, chuva, calor geotérmico e várias formas de biomassa – que podem ser constantemente reabastecidos.

Ao contrário das fontes finitas de combustíveis fósseis, as fontes de energia renováveis ​​são essencialmente inesgotáveis. Os diferentes tipos de tecnologias de energia renovável incluem:

§  Energia solar

§  Energia marinha

§  Energia eólica

§  Hidrelétrica

§  Bioenergia

§  Energia geotérmica

Existem várias tecnologias de energia renovável, que incluem tecnologias híbridas e relacionadas. Estes são efetivamente usados ​​para:

§  Armazenando energia gerada através de energia renovável

§  Para prever o fornecimento de energia renovável

§  Assistência na entrega eficiente de energia gerada por meio de tecnologias de energia renovável aos consumidores de energia

Usos da energia renovável

Existem muitas opções de uso de energia renovável em espaços residenciais ou comerciais.

A forma mais comum de energia renovável vem da luz solar ou da energia solar. Pode-se obter painéis solares instalados em espaços residenciais e comerciais, onde a luz solar está disponível em abundância.

Outros lugares onde o vento está em abundância podem elevar as turbinas eólicas para gerar energia renovável. A energia assim obtida pode ser usada para bombear água e para carregar a bateria do veleiro.

A biomassa é outra fonte de energia renovável muito popular. É usado para produzir eletricidade e também usado como combustível de transporte. O uso de biomassa como uma forma renovável de energia é comumente conhecido como bioenergia.

O hidrogênio, um elemento comum encontrado em vários compostos orgânicos, é o elemento mais abundante na Terra. Mas isso não ocorre naturalmente e é sempre combinado com outros elementos. No entanto, se usado separadamente, o hidrogênio pode ser queimado na forma de combustível ou convertido eficientemente em eletricidade.

A energia geotérmica, por outro lado, aproveita o calor interno da Terra para uma variedade de usos, incluindo refrigeração e aquecimento de edifícios e produção de energia elétrica.

A energia marinha é ainda outra forma de energia renovável muito importante. Ele vem de uma variedade de fontes, incluindo a energia das marés e energia gerada a partir das ondas do oceano, impulsionada por ambas as marés e ventos.

Algumas dicas essenciais sobre energia renovável

§  A instalação de luzes de caminho com energia solar é a maneira mais conveniente de usar a energia solar em casa.

§  Construir uma nova estrutura é o melhor momento para projetar o edifício de forma a explorar a máxima vantagem dos raios solares.

§  A instalação de pequenas turbinas eólicas é uma ótima maneira de fornecer eletricidade autogerada para uma estrutura residencial.

Mudar completamente para o uso de energia renovável ainda pode parecer uma grande distância à nossa frente, mas fazendo as poucas economias que podemos, vamos deixar as reservas de energia da Terra durarem por mais alguns anos.

https://clickpetroleo.com.br/o-que-e-energia-renovavel/

 

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica