Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 24 de julho de 2018

Empreendedores contam como acabaram de ganhar 109 investidores

São Paulo – Ganhar um novo investidor já é um passo e tanto para qualquer startup – agora, imagine ter 109 novos sócios de uma vez só. É o que acaba de acontecer com a Green Ant, um empreendimento de eficiência energética que protagonizou a maior rodada de investimento coletivo online em startups já vista nas terras brasileiras.

 

Os “anjos” investiram em média 15 mil reais cada um por meio da plataforma Eqseed, totalizando 1,6 milhão de reais e 12,5% de participação na empresa. O dinheiro ajudará a Green Ant a faturar dois milhões de reais neste ano. E mais rodadas polpudas em startups por meio da internet vêm por aí.

 

Investir em startups com pouco dinheiro – e online

Se sua startup ainda não captou investimentos, não há melhor hora para começar. E, se você é um investidor, já deve estar sentido a queda na taxa básica de juros (Selic) há algum tempo. Os brasileiros mais antenados saíram da poupança e da renda fixa para procurar investimentos mais rentáveis – como negócios inovadores.

 

Essa forma de investir em startups, usando a internet e diluindo o aporte com outros usuários, é conhecida como equity crowdfunding. Após fazer o cadastro em plataformas como Eqseed, Kiva (antiga Broota) e Start Me Up, o futuro investidor pode acessar todas as captações pedidas pelas startups. É possível ver apresentações e informações do negócio, da documentação jurídica a vídeos explicativos, além do valor total pedido para certos objetivos. Além dos dados disponibilizados online, o usuário também pode entrar em contato com os fundadores das startups, seja em eventos presenciais ou chamadas virtuais.

 

O processo de investimento é 100% online. A startup só recebe o dinheiro se a meta de captação for atingida, em modelo de “tudo ou nada”: todo o valor será retornado aos investidores caso o total de dinheiro pedido não seja concretizado.

 

Isso não significa que só investimentos polpudos são aceitos. O grande trunfo do equity crowdfunding é que o aporte é diluído entre vários usuários. Na Eqseed, por exemplo, o mínimo para investir é de 5 mil reais por startup – a maioria dos usuários possui de três a cinco negócios no portfólio, para reduzir riscos. Eles, após alguns anos, podem vender sua participação e realizar os lucros da aposta, que chegam a 40% na plataforma.

 

O equity crowdfunding ganhou uma regulamentação própria no ano passado, o que trouxe mais segurança aos investidores. Mas, vale lembrar, ainda é um movimento tímido – a poupança é o investimento preferido de sete a cada dez brasileiros.

https://exame.abril.com.br/pme/eles-acabaram-de-ganhar-109-investidores-em-sua-startup-saiba-como/

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica