Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 24 de julho de 2018

ONS desenvolve modelo próprio de previsão para energia solar

23.07.18
|

Fonte: Brasil Energia - 19.07.2018
Brasil - O ONS está desenvolvendo metodologia própria de previsão de geração solar, que deve começar a ser testada em meados de 2019, apurou a Brasil Energia. A ideia é ter um modelo para o dia seguinte, a princípio, e posteriormente também para o tempo real (intra-day), como foi feito para a fonte eólica.

Em maio, a fonte somou capacidade instalada de 1.190 MW e uma geração de 285 MW médios, de acordo com o último Boletim de Geração Solar do ONS. Há ainda outras usinas que não são controladas pelo operador, a maior parte de geração distribuída de grande porte, que somam 391 MW. Ou seja, ao todo, estão em operação 1.581 MW da fonte – sem contar os mais de 300 MW de mini e microgeração distribuída (sistemas de até 5 MW).

A previsão mais acurada pode ajudar o Operador a lidar com a intermitência da fonte, que apresenta curvas muito acentuadas de aumento da geração entre as 6 horas e 8 horas e de queda de geração entre 15h e 17h, conforme mostra o Boletim.

O ONS informou que espera, com o novo modelo, diminuir a margem de erro nas previsões diárias e aumentar a segurança operativa do sistema, com uma previsão mais eficiente dos recursos.

Atualmente, a previsão da geração solar é feita a partir do histórico de geração da fonte nos últimos cinco anos, mês a mês e por região. Essa média dos últimos cinco anos é utilizada no horizonte de cinco anos à frente, no Decomp e nas previsões diárias, no caso da energia solar.

"O comportamento da energia solar é mais estável do que o da energia eólica. Se sabe, a princípio, que de noite não terá geração. No entanto, dias com nuvens dificultam a geração solar. Se o tempo estiver limpo e claro, é mais fácil se prever essa geração", informou o ONS, a pedido da Brasil Energia


--
Sandro Geraldo Bagattoli

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica