Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Olha aí o futuro do mercado de EE !!

Toyota, UTokyo e Trende testam sistema de comércio de eletricidade baseado em blockchain

40Vistas totais
5Participações totais
Toyota, UTokyo e Trende testam sistema de comércio de eletricidade baseado em blockchain

NOTÍCIAS

A Universidade de Tóquio, a fabricante japonesa de automóveis Toyota Motor Corporation e a varejista japonesa de energia renovável on-line Trende Inc. planejam realizar testes em conjunto para um sistema elétrico alimentado por blockchain. A notícia foi revelada em um comunicado oficial da Toyota em 23 de maio.

O piloto, programado para 17 de junho, testará um sistema elétrico peer-to-peer que permita que casas, empresas e veículos eletrônicos conectados à rede elétrica comercializem eletricidade usando blockchain. A iniciativa terá como foco o Centro Técnico Higashifuji da Toyota e a área ao redor.

Como o comunicado de imprensa destaca, com fontes de alimentação distribuídas - incluindo painéis solares, baterias secundárias e veículos elétricos - ganhando cada vez mais embalo, o sistema nacional de fornecimento de eletricidade do Japão permanece ostensivamente em um estado de transição. Essa transição implica uma mudança "de seu tradicional sistema consolidado de larga escala para um sistema de ledger distribuído", segundo o qual indivíduos e empresas seriam os donos de sua própria fonte de energia.

Para este projeto-piloto, os parceiros estabelecerão uma troca de eletricidade que será acessível a todos os participantes, bem como a instalação de um sistema de gerenciamento de energia elétrica com inteligência artificial (IA) - um agente de comercialização de eletricidade - nas instalações de cada participante.

Este agente de comércio de eletricidade baseado em IA colocará ordens de compra e venda na bolsa em nome dos participantes, com base em seu consumo elétrico e nas previsões calculadas da potência a ser gerada pelos painéis solares em suas instalações.

O comunicado de imprensa afirma que o projeto-piloto representa o primeiro teste para um sistema de comércio distribuído de eletricidade que abrangeria veículos elétricos híbridos plug-in (PHEVs), painéis solares e baterias secundárias.

Objetivos estabelecidos incluem a verificação da vantagem econômica de ter "consumidores e prossumidores de eletricidade comercializam a energia através de transações de mercado", e de usar algoritmos para prever as demandas de PHEVs.

Um prossumidor é definido no comunicado de imprensa como sendo uma moeda para "um consumidor de eletricidade que também é um produtor de eletricidade usando equipamentos de geração de energia próprios".

Como publicado anteriormente, a Toyota fez uma parceria com a Lucidity, empresa de análise de publicidade blockchain, no outono de 2018, para combater a fraude em campanhas de publicidade digital.

Esta semana, os principais fabricantes de automóveis Honda e General Motors anunciaram sua própria iniciativa de pesquisa conjunta em interoperabilidade de veículos elétricos e smart grid usando blockchain.


--
Sandro Geraldo Bagattoli

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
To view this discussion on the web visit https://groups.google.com/d/msgid/meefurb/CAPW0GneSzQ%3DWQ13Zgz4jxOkwQWDyqjLbEJbHBsycaDauUfBCyQ%40mail.gmail.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica