Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

domingo, 27 de outubro de 2019

ANEEL Aprova Metodologia de Cálculo para Pagamento do UBP por Empreendimentos Hidráulicos com Capacidade Instalada Superior 5MW e Igual ou Inferior a 50 MW

De acordo com o artigo 20, §1º da Constituição Federal, os potenciais de energia hidráulica são bens da União, assegurada a participação no resultado da exploração dos recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica, ou compensação financeira por essa exploração.

O valor anual pago a título de concessão da outorga de Empreendimento hidráulico e sua definição é chamado de UBP – Uso de Bem Público, e geralmente corresponde a um percentual da receita anual a ser auferida pelo gerador concessionário.

Com efeito, no dia 23.10.2019, a ANEEL aprovou a metodologia de cálculo do valor de UBP na prorrogação de outorgas de Usinas hidráulicas com potência instalada entre 5MW e 50 MW. A norma da ANEEL é aplicada a Empreendimentos que se enquadram no artigo 2º da Lei nº 12.783/2013 e no do art. 2º do Decreto nº 9.158/2017.

Segundo a nova sistemática aprovada pela ANEEL, prevista na Resolução Normativa nº 859/2019, o valor de UBP será equivalente ao período de 30 (trinta) anos da outorga e seu pagamento feito em parcelas mensais pelo Empreendedor, mesmo que a prorrogação da concessão ou da autorização seja formalizada após o término da outorga original.

A metodologia de cálculo prevê a captura de parcela da renda hidráulica, que é a diferença entre o valor da energia, definido a partir de critérios regulatórios, e os custos do Empreendimento. A renda deverá ser dividida em igual proporção (50% para cada lado) entre o gerador e os consumidores finais, por meio da Conta de Desenvolvimento Energético.

O UBP terá um teto, que será o PLD mínimo em vigor, e um piso, equivalente a 1% (um por cento) do Preço de Referência. Esse valor de referência será calculado usando a métrica considerada nos Leilões nº 12/2015 e 01/2017, nos quais foram contratadas concessões de hidrelétricas em regime de cotas.

A metodologia considera, ainda, o fator 0,9 (90%) a ser aplicado à Garantia Física na composição da receita, para tratamento do risco hidrológico. O cálculo também inclui o custo da Taxa de Fiscalização do Serviço de Energia Elétrica paga pelo gerador e a estimativa de encargos de conexão e uso para empreendimentos em sistemas isolados.

A metodologia de cálculo foi debatida no âmbito da Audiência Pública nº 9/2018, e contou com participação ativa e contribuições de mais de 24 instituições, divididas entre players do mercado e associações de classe.

* * * * *

A equipe de Energia do Demarest Advogados acompanha e assessora empresas e investidores em diversas questões relacionadas ao tema, estando à disposição para prestar assessoria neste e em outros assuntos relevantes para o Setor Elétrico brasileiro.


--
Sandro Geraldo Bagattoli

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To view this discussion on the web visit https://groups.google.com/d/msgid/meefurb/CAPW0Gneq-fhbkF8Ai5uqjihKarQ94%3Dv91hJQJwY4ee2FU-u4bg%40mail.gmail.com.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica