Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

ABB instala a primeira subestação digital de 500 kV do mundo no maior parque de energia solar do Brasil

A ABB instalou sua primeira subestação digital de 500 kV da América Latina, na maior planta fotovoltaica do Brasil, da Enel Green Power (EGP), localizada no Parque São Gonçalo, no Piauí. Essa é a primeira subestação digital do mundo para classificação de corrente alternada em 500 kV, permitindo que a EGP forneça eletricidade, sem emissão de carbono.

A primeira parte da planta do Parque São Gonçalo, com 475 MW, iniciou sua operação em janeiro deste ano. Assim que estiver totalmente finalizada, será capaz de gerar mais de 1.200 GWh por ano, eliminando a emissão de mais de 600.000 toneladas de CO2 por ano. 

 

A ABB entregou sua primeira subestação digital da América Latina no Brasil, em 2018. Desde então, a Enel Green Power decidiu digitalizar suas operações e processos de ativos para melhorar a eficiência energética, diminuir os custos com manutenção e aumentar o uso de soluções sustentáveis.

Segundo a ABB, a subestação digital ajuda a melhorar a acessibilidade aos sinais e dados no local, permitindo acelerar a tomada de decisões em tempo real para lidar com a instabilidade da energia na irradiação solar devido aos movimentos das nuvens.

 

“Nessa estratégia, a subestação digital da ABB parecia se encaixar perfeitamente. Trabalhando de perto com o cliente, a ABB propôs várias alternativas de projeto e engenharia para encontrar a solução mais vantajosa que atendesse às exigências da Enel Green Power”, disse em comunicado.

De acordo com a empresa, dada a situação, os operadores de rede de hoje exigem soluções digitais para lidar com a crescente quantidade de fontes intermitentes de energias renovável que estão sendo integradas à rede.

 

A ABB reforça que suas subestações digitais fornecem mais controle e confiabilidade aos clientes com o uso de comunicação digital de dados para transmitir de forma contínua os dados da operação e condição de ativos, permitindo uma tomada de decisão mais rápida e confiável.  Ajudam a simplificar a implementação de estratégias de manutenção preditiva com base em condições da aplicação de diagnóstico e serviços remotos. Com o uso de fibra ótica em vez de cabos de cobre, a tecnologia da ABB possibilita operações mais seguras nas subestações, além de reduzir o tempo de instalação e o custo total de propriedade.

 

https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-renovavel/abb-instala-a-primeira-subestacao-digital-de-500-kv-do-mundo-no-maior-parque-de-energia-solar-do-brasil.html

 

 

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica