Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sábado, 22 de fevereiro de 2020

Celesc divulga lista de pré-selecionados para ampliação do Corredor Elétrico Catarinense

18.02.20
|

Fonte: ND+ - 18.02.2020
Santa Catarina - A Celesc divulgou a lista dos parceiros pré-selecionados para ampliação do Corredor Elétrico Catarinense nos próximos meses. Os parceiros foram escolhidos por meio de Chamada Pública.

Ao todo, na modalidade "Estações Rápidas", cinco empresas foram contempladas, incluindo postos de combustíveis e uma praça de pedágio. Já na categoria "Estações Semirrápidas" foram pré-selecionadas 16 empresas, entre supermercados, prefeitura, restaurantes e até shoppings centers.

Agora, a Celesc, junto à Fundação Certi que também integra o Programa de Eficiência Energética, irá realizar vistorias presenciais para validação das condições dos estabelecimentos. As visitas iniciaram nesta segunda-feira (17) e seguem até o dia 13 de março.

Segundo o gerente do Departamento de Projetos e Construção do Sistema Elétrico, Marco Gianesini, os critérios para escolha das estações rápidas levaram em conta a cobertura da principal via litorânea, a BR-101, que liga Santa Catarina aos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul, bem como o início da expansão ao interior do Estado, através da BR-282.

"Nossos critérios evidenciam a relação de compromisso entre expansão da cobertura e a distância entre as estações, de modo a possibilitar segurança de estado de carga da bateria aos condutores para trafegar entre os pontos, mas permitindo um alcance maior da iniciativa", destaca. Também foram consideradas as condições do estabelecimento comercial, de acordo com o requisitado na chamada.

Rapidez e comodidade em pontos estratégicos

Para as estações semirrápidas, são considerados os estabelecimentos que, de acordo com o texto da chamada, estivessem localizados próximos de centros urbanos e que ofertassem serviços adicionais.

A decisão também contemplou todas as macrorregiões do Estado: Extremo Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Planalto Serrano, Nordeste, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis e Sul.

"Deste modo, o estado todo fica preparado para interligar as principais vias de ligação, permitindo aos condutores viajar por uma grande área do estado com suporte para recarga", explica o gerente.

De acordo com a Celesc, as cidades de São Bento do Sul e Curitibanos, localidades previstas para terem eletropostos dentro do plano de cobertura do Corredor Elétrico, não tiveram parceiros selecionados. Por isso, a companhia deve prospectar estabelecimentos para a instalação da estação semirrápida.

A divulgação definitiva dos aprovados ocorrerá no dia 13 de março. A previsão de instalação e comissionamento das estações, após a formalização dos termos, é de até 30 de junho.


Sandro Geraldo Bagattoli

FURB FURB FURB FURB FURB

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica