Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 31 de março de 2020

30.03.20 | Uso de recursos de P&D para custear tarifa preocupa pesquisadores

Fonte: Canal Energia - 25.03.2020
Brasília – Instituições brasileiras de ciência e tecnologia divulgaram comunicado manifestando a preocupação dos pesquisadores com uma eventual realocação dos recursos destinados aos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento do setor elétrico para o custeio da tarifa social de energia. A proposta de uso de parte dos recursos dos programas de P&D e de Eficiência Energética para garantir a isenção do pagamento da conta de luz por consumidores de baixa renda, durante a crise do coronavírus, foi apresentada na semana passada ao governo pelo presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, Marcos Rogério (DEM-RO).

O manifesto divulgado pela Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI) afirma que a medida colocaria em risco a sobrevivência das instituições de pesquisa e representaria um retrocesso nos avanços tecnológicos conquistados pelo Brasil até agora.

"Sabemos fazer tecnologia para ajudar o país a voltar a crescer, mas precisamos manter nossas linhas de fomento e financiamento, já tão desgastadas. Somos parte fundamental do "sistema imunológico" do Brasil e sem nós a recuperação econômica será muito mais difícil e demorada, mantendo pessoas mais tempo desempregadas e sem geração de renda. O Brasil pós-crise terá o desafio de criar soluções para promover, além da descarbonização da matriz energética, por meio, também, de alternativas eficientes de mobilidade elétrica, a descentralização e digitalização do setor elétrico, entre outras", afirma o documento.

De acordo com o senador, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que a proposta de custear a totalidade da conta de luz dos consumidores com recursos do setor elétrico teria de ser avaliada por outras instâncias do governo. Procurado, o MME preferiu não comentar o assunto.

Resolução aprovada nesta última terça-feira (24) pela Agência Nacional de Energia Elétrica suspende o corte de energia por inadimplência para todos os consumidores residenciais e serviços essenciais pelos próximos 90 dias. A Aneel também determinou a suspensão da atualização cadastral dos beneficiários da tarifa social nesse período, para evitar eventuais exclusões de famílias de baixa renda por algum problema de cadastro.

A ABPTI alerta que o Brasil precisará de setores elétrico, de comunicação e de TI, modernos e robustos para sair da crise, o que só será possível com investimentos em inovação e desenvolvimento tecnológico. As ICTS (Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação) reúnem no Brasil 300 mil profissionais qualificados e cerca de 290 mil profissionais de apoio no segmento de P&D, que "podem ajudar também neste momento tão crítico de pandemia", destaca a instituição.

--
Sandro Geraldo Bagattoli

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To view this discussion on the web visit https://groups.google.com/d/msgid/meefurb/CAPW0GnfJaUD2Xvwkg5ki2qu1Q1FxhCopygcnqGZJD68gShsB%2BA%40mail.gmail.com.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica