Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Software para gestão de energia, automação e segurança em edifícios inteligentes

ssunto: Revista Eletricidade Moderna - Março 2020
21.05.20
|
São Paulo – Em um edifício, ¾ dos custos totais se concentram em atividades de operação e manutenção. Guia apresenta soluções para controle de demanda e de gestão de sistemas de energia, iluminação e climatização

São Paulo – Fontes especializadas em análise de ciclo de vida de edifícios calculam que a operação e manutenção respondem por nada menos de 75% dos custos totais de um prédio comercial. Não por acaso, logo que a tecnologia permitiu, imaginaram-se ferramentas de "informática" para gerenciar mais facilmente esses gastos e reduzir despesas, e desde o final dos anos 1980 o termo "edifícios inteligentes" integra o vocabulário dos profissionais de projeto, construção, instalação e gestão de prédios em geral.

Sendo a energia elétrica o principal item de custos, foi natural que os primeiros sistemas se dedicassem à gestão energética, atuando no controle da iluminação, ar condicionado, bombas e elevadores. Mas não demorou para surgirem soluções dedicadas à automação da operação (controle de persianas, de brises, de ocupação de salas, de vagas de garagem, etc.), A segurança (controle de acesso e intrusão, detecção e alarmes de incêndios, vigilância eletrônica, etc.). Assim, uma grande quantidade de sistemas e dispositivos, utilizando protocolos distintos, passou a coexistir nas edificações, dificultando a obtenção, pelos gestores, de uma visão do desempenho geral. Mas com a evolução da tecnologia, tornou-se possível a integração desses sistemas e a criação de novas e modernas ferramentas, pensadas para oferecer recursos completos de gerenciamento automático de todas as funcionalidades. Atualmente, graças à digitalização e à conectividade, estão disponíveis recursos fantásticos em favor da economia, produtividade, ergonomia e sobretudo do bem estar dos ocupantes.

Este texto é um guia e traz um apanhado de sistemas de gestão de edifícios disponíveis no mercado nacional, destinados à aplicação em uma gama diversificada de instalações, dos prédios de escritórios aos shopping centers, passando por hotéis, escolas, clínicas, CPDs e aeroportos, entre outros.
Clique no link abaixo e leia a reportagem na íntegra
Revista Eletricidade Moderna Março 2020.pdf

--
Sandro Geraldo Bagattoli

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To view this discussion on the web visit https://groups.google.com/d/msgid/meefurb/CAPW0Gnee0tjN7nmTaZvxpnjv3CJWbfGa4dy%3D%2BGBva-5tzaBVww%40mail.gmail.com.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica