Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Análise de dados e IoT tornam escritórios e indústrias mais seguros, sustentáveis e eficientes

O mundo mudou e os escritórios e espaços industriais estão cada vez mais tecnológicos. Se não bastasse isso, a vida de trabalho pós-pandemia deve sofrer mudanças significativas, exigindo ambientes mais flexíveis e adaptáveis. E essa premissa vale também para os sistemas de iluminação, que assim como outros sistemas, se tornaram mais inteligentes e conectados.

 

Quem descobriu os ganhos dessas soluções foram os responsáveis pelo desenvolvimento de um conjunto de escritórios inovador e multifuncional no distrito empresarial de Zuidas, em Amsterdam, na Holanda. Batizado de The Edge, o edifício tinha como principal objetivo criar um ambiente intuitivo, confortável e produtivo para os funcionários, que pudesse servir de inspiração para projetos de construções sustentáveis em todo o mundo.

 

Após a implementação de uma solução totalmente integrada de iluminação conectada a outros serviços, como controle de temperatura e de presença, foi possível fazer a coleta de dados e ter conhecimento sobre aplicações de software personalizadas, o que permitiu avançar para um modelo flexível de escritório open-plan. “Além disso, o CIO da empresa usuária afirma que as mais de 6,5 mil luminárias LED e 3 mil sensores utilizados nos mais de 40 mil metros quadrados do edifício possibilitaram uma economia de 1,8 mil euros no custo anual de espaço por funcionário”, conta Sergio Costa, Country Leader da Signify no Brasil, empresa responsável pelo projeto de eficiência energética do conjunto de escritórios da Holanda, ao Money Lab.

 

Isso foi possível porque os projetistas do The Edge usaram uma nova linha de soluções de iluminação da Signify, novo nome da empresa Philips Lighting a partir de 16 de maio de 2018. Batizado de Interact, os sistemas estão sendo lançados agora no Brasil, nas versões Interact Office e Interact Industry. “Essa linha oferece soluções completas também para iluminação inteligente de cidades, no varejo e em diversos outros segmentos. No Brasil estamos dando destaque nesse momento a esses dois novos sistemas”, completa Costa.

 

O objetivo é trazer informações por meio de análise de dados e controle para que os ambientes fiquem mais sustentáveis, seguros e confortáveis para as equipes, além, é claro, de oferecer ainda mais eficiência energética. “Composto por software e sistema de iluminação profissional conectados, o Interact integra os dados que essa solução coleta por meio de tecnologias de IoT (internet das coisas). Essa interação possibilita que a iluminação esteja conectada com outros sistemas de gerenciamento e oferece serviços que podem ser ativados a partir da análise de dados”, afirma o Country Leader da Signify no Brasil.

 

Utilizadas em projetos que são referência em design, sustentabilidade e eficiência energética, as soluções Interact já podem ser vistas em locais como Holanda, Canadá, Dinamarca, China e Singapura. O Interact Office, por exemplo, apoia o desempenho dos funcionários ao ajudá-los a encontrar salas de reunião disponíveis e permitir que personalizem a iluminação. Em seguida, os dados de ocupação das salas permitem analisar onde e como as pessoas preferem trabalhar, abrindo o potencial de economia de energia e espaço, além de ganhos de eficiência. Para isso, basta instalar a iluminação conectada por LED da Philips com sensores IoT incorporados e usar o software Interact. Com isso, é possível explorar od dadospara aumentar a eficiência do prédio e otimizar o espaço para criar um escritório inteligente sustentável.

 

Para as equipes, o ganho está no conforto e bem-estar. Estudos mostram que a visão das pessoas começa a se deteriorar, em média, por volta dos 45 anos. Isso significa que aproximadamente 34% da população potencialmente ativa já está enfrentando visão reduzida e se beneficiaria de níveis de luz mais altos para compensar. “Pesquisa conduzida pelo nosso time global confirma que a acuidade visual pode ser até 36% menor para este grupo de profissionais. Consequentemente, indivíduos possam personalizar a luz de seus ambientes de trabalho para ver o mesmo nível de detalhes e desfrutar do mesmo nível de conforto”, completa Costa.

 

O Interact Office ainda oferece gerenciamento de cena para definição de horários de luz ou programas de dimerização para fornecer a luz certa no momento certo; gerenciamento de espaço, com capacidade de captura e análise dos dados de ocupação do prédio para entender como o espaço está sendo usado, além de ajudar os funcionários a encontrar um espaço de trabalho disponível. Com esses recursos é possível se certificar de que os regulamentos de distanciamento sejam mantidos, guiando as pessoas para áreas desertas do edifício.

 

Já para os espaços industriais, o Interact Industry fornece uma plataforma de inovação para otimizar a eficiência, maximizar a economia de energia e melhorar a produtividade e a segurança dos funcionários. O conjunto de aplicativos de gerenciamento de iluminação estende o valor por meio de medições e dados, enquanto o gerenciamento de iluminação centralizado permite reduzir despesas operacionaisatravés de um melhor planejamento da manutenção. “Para os gestores, o melhor é que as decisões nas fábricas podem ser baseadas em dados em tempo real”, completa Sergio Costa.

 

Mais informações sobre os sistemas de iluminação inteligente podem ser encontrados nas páginas oficiais da Signify sobre Interact Office e Interact Industry.

https://www.infomoney.com.br/mercados/sistemas-de-iluminacao-analise-de-dados-e-iot-tornam-escritorios-e-industrias-mais-seguros-sustentaveis-e-eficientes/

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica