Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sábado, 26 de setembro de 2020

Porque você devia começar sua carreira na indústria de energias renováveis

A indústria de energias renováveis ​​tem ganhado força nos últimos anos – e até muito recentemente o Acordo de Paris de 2015, (no qual 195 países se comprometeram com um plano global para evitar mudanças climáticas perigosas e limitar o aquecimento global) era visto como mais um passo para a frente que apoiaria o crescimento. Embora o futuro deste acordo seja agora incerto, já foram dados passos enormes no sentido de cumprir estas iniciativas; só no ano passado houve um declínio significativo dos combustíveis fósseis poluentes, ao mesmo tempo que houve um aumento nas energias renováveis, principalmente eólica e solar.

 

À medida que essas alternativas modernas começam a assumir o controle, este se tornará um setor cada vez mais interessante para se trabalhar e, portanto, o gerente da NES da Flórida, David Shroder, nos ajudou a explorar isso em mais detalhes …  

 

VOCÊ PODERIA COMEÇAR NOS CONTANDO A HISTÓRIA DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS?

Antes da revolução industrial e do uso do carvão, nos anos 1800, quase toda a energia usada era renovável. Tudo, desde a energia animal, energia da água e moinhos de vento esmagando grãos, contribuiu para o nosso consumo de energia. O final dos anos 1800 viu o desenvolvimento da tecnologia solar e depois que a teoria do Pico do Petróleo se tornou popular na década de 1970, a energia renovável foi promovida como uma forma de escapar da dependência do petróleo. O progresso tecnológico viu o custo de produção de energia renovável cair consideravelmente desde a década de 1970 e 2014 viu mais de 1.7000 gigawatts de energia fornecida por fontes renováveis.

 

NOS PRIMEIROS DIAS DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS, ALGUÉM ESPERAVA QUE FOSSE TÃO GRANDE QUANTO É AGORA?

A comunidade científica e aqueles envolvidos no desenvolvimento de energia renovável sempre esperaram que fosse tão grande, senão maior, do que é agora. Nenhuma autoridade menor em energia do que Werner von Siemens, o fundador da Siemens, expressou que o valor prático da energia solar será que o fornecimento continuará por muito tempo depois que todas as jazidas de carvão se esgotarem.

 

QUAL FOI A RESPOSTA INICIAL ÀS ENERGIAS RENOVÁVEIS?

Os primeiros dias da energia renovável moderna viram uma adoção lenta, principalmente devido ao custo envolvido na geração de eletricidade significativa a um custo comparável ao dos combustíveis fósseis. Desde 2004, entretanto, o aumento da eficiência da tecnologia, juntamente com os subsídios governamentais aprimorados, tem visto globalmente a capacidade de energia renovável crescer entre 10 e 60% ano a ano.

 

VOCÊ ACHA QUE CONTINUAREMOS A VER UM DECLÍNIO NOS MÉTODOS TRADICIONAIS DE PRODUÇÃO DE ENERGIA E UM AUMENTO NAS ENERGIAS RENOVÁVEIS?

Absolutamente. A Agência Internacional de Energia prevê que até 2061 mais da metade da eletricidade mundial será produzida por energia solar. A energia eólica atualmente é responsável por cerca de 4% do uso mundial de eletricidade e isso continua a crescer à medida que a adoção nos EUA e na China cresce a um ritmo acelerado.

 

VOCÊ ACHA QUE AS ENERGIAS RENOVÁVEIS ​​NOS AJUDARÃO A CUMPRIR AS METAS DE REDUÇÃO DAS EMISSÕES DE CARBONO?

O uso de energia renovável terá um grande impacto sobre o nosso sucesso em atingir as metas estabelecidas para reduzir as emissões de carbono. A tecnologia de energia renovável às vezes é vista como um luxo caro pelos países em desenvolvimento, mas como o custo por quilowatt de energia produzida a partir de fontes renováveis, vimos países que dependem fortemente de combustíveis fósseis investirem agressivamente em renováveis. Em 2015, por exemplo, China, Índia e Brasil investiram mais de US $ 156 bilhões na produção de energia renovável.

 

O REINO UNIDO TEVE UM DIA "SEM CARVÃO" – O QUE ISSO SIGNIFICA PARA A INDÚSTRIA?

O dia 'sem carvão' foi um divisor de águas para a indústria de energia, globalmente, não apenas no Reino Unido. O Reino Unido foi o primeiro país a usar carvão para gerar eletricidade, mas o dia teve mais do que uma relevância simbólica. Naquele dia, 34% da energia do Reino Unido era gerada por vento, energia solar ou biomassa. Os ministros do Reino Unido disseram que querem eliminar o uso da energia a carvão até 2025 e o dia "sem carvão" é o primeiro passo para atingir esse objetivo.

 

VOCÊ DIRIA QUE AS ENERGIAS RENOVÁVEIS ​​SÃO UMA DAS MAIORES FONTES DE ENERGIA NO MOMENTO?

Usando apenas os números, é difícil argumentar que as energias renováveis ​​não são os setores de crescimento mais rápido do setor de energia. Nos últimos anos, assistimos a um crescimento exponencial tanto em empregos como em investimentos em tecnologias renováveis ​​e, apesar dos preços baixos do petróleo e das mudanças nas políticas do governo dos EUA, as perspectivas continuam muito positivas.

 

VOCÊ CONCORDA QUE A ENERGIA EÓLICA E SOLAR SE TORNARÃO ATORES-CHAVE NO ATENDIMENTO ÀS DEMANDAS DE ENERGIA? 

O uso de energia eólica e solar são vitais para atender às necessidades de energia do futuro. A natureza dos combustíveis fósseis sendo finita significa que temos que nos tornar mais dependentes de outras fontes de energia. A energia eólica e solar terão um papel fundamental no desenvolvimento de uma ampla estratégia de produção de energia e, à medida que a eficiência, o custo e as tecnologias melhorarem, ela continuará a crescer. No dia 'sem carvão' do Reino Unido, quase um quarto das demandas de energia do país foram atendidas apenas pela energia solar e eólica.

 

COMO É TRABALHAR NESTE SETOR?

Trabalhar na indústria de energias renováveis ​​tem sido incrivelmente empolgante. O setor investiu muito e, nos EUA, a profissão que mais cresce é a de técnico em vento. Há um burburinho em torno de cada convenção de que você participa e um verdadeiro sentimento de que as energias renováveis ​​são o próximo grande sucesso.

 

A TENDÊNCIA É QUE HAJA MAIS HOMENS DO QUE MULHERES NAS INDÚSTRIAS DE PRODUÇÃO DE ENERGIA – VOCÊ DIRIA QUE O MESMO OCORRE NA INDÚSTRIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS ​​OU TENDE A ENCONTRAR MAIS MULHERES TRABALHANDO AQUI?

Cerca de um terço das pessoas que trabalham nas indústrias solar e eólica (nos EUA) são mulheres e isso é comparável às estatísticas tradicionais de geração de energia.

 

COMO É O RECRUTAMENTO NESTE SETOR?

Muito variado! O amplo escopo de funções disponíveis neste setor significa que há algo para quase todos. De viajar de um local para outro, escalar torres eólicas e substituir caixas de engrenagens, à Engenharia Civil e Pesquisa e Desenvolvimento, a indústria de energias renováveis ​​é um lugar estimulante para trabalhar com oportunidades constantes.

 

QUAL PAÍS VOCÊ DIRIA QUE ESTÁ ASSUMINDO A LIDERANÇA QUANDO SE TRATA DE ENERGIA RENOVÁVEL E POR QUÊ?

Como seria de se esperar, os países com maior uso de energia estão produzindo mais energia de fontes renováveis. A China, por exemplo, produz mais de duas vezes mais energia renovável do que qualquer outro país. Em seguida, vêm os EUA e o Brasil. Dito isto, porém, a Europa lidera a adoção e a inovação. A Dinamarca tem sido pioneira em energia eólica há muito tempo e parece estar no caminho certo para produzir mais de 50% de suas necessidades de energia a partir do vento até o final da década. A Alemanha também está na vanguarda da adoção de energias renováveis. Em um domingo de maio passado 99,3% da eletricidade usada na Alemanha foi produzida por Eólica, Solar ou Biomassa.

 

COMO AS ENERGIAS RENOVÁVEIS ​​MUDARAM AO LONGO DOS ANOS?

A principal mudança nos últimos anos foi o avanço da tecnologia. O aumento da eficiência, especialmente no Solar, viu o custo das energias renováveis ​​reduzir drasticamente. Para que a energia renovável continue a crescer no ritmo que cresceu na última década, reduzir o custo por quilowatt é vital.

 

O QUE, SE ALGUMA COISA, O SURPREENDEU NO SETOR?

O nível de dedicação, trabalho árduo e foco das pessoas do setor realmente me surpreendeu. Quer se trate de técnicos de manutenção de turbinas eólicas, dirigindo de um local para outro, para as várias equipes de P&D com as quais trabalhamos, impulsionando os avanços na tecnologia, fiquei surpreso e impressionado com o quão comprometidas com a indústria essas pessoas são.

 

QUAL É A PARTE MAIS IMPRESSIONANTE DESTA INDÚSTRIA?

Para mim, a capacidade de gerar eletricidade significativa a partir do nada é sempre impressionante. Eu moro em Orlando e dirigir por aí, vendo painéis solares sendo usados ​​para gerar a energia que o dia quente e ensolarado está produzindo para fazer meu ar-condicionado funcionar, é sempre impressionante para mim!

 

COMO O BREXIT E AS ELEIÇÕES NOS EUA AFETARAM A INDÚSTRIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS?

É muito cedo para dizer realmente. Inicialmente aqui nos Estados Unidos, após a eleição, houve algumas preocupações de alguns de nossos clientes da indústria eólica, mas isso já quase acabou e está de volta ao normal!

 

QUAL É O FUTURO DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS? COMO ISSO VAI MUDAR?

As energias renováveis ​​têm, inegavelmente, um futuro brilhante. Embora a mudança climática continue sendo uma questão controversa nos Estados Unidos, a ciência é geralmente aceita e, com quase todos os países procurando fontes de energia abundantes e baratas, as energias renováveis ​​continuam a desempenhar um papel importante e crescente na solução.

 

QUE CONSELHO VOCÊ DARIA A ALGUÉM QUE PROCURA TRABALHAR NESTA INDÚSTRIA?

Eu aconselharia qualquer pessoa interessada no setor a explorar os diversos tipos de cargos disponíveis. Os planos de carreira são bem definidos e as oportunidades oferecidas às pessoas que desejam trabalhar duro e aprender todos os dias são ilimitadas.

 

Um bom exemplo disso é um senhor com quem trabalhei nos últimos seis meses. Ele começou como Técnico Eólico, escalando turbinas de 300 pés e fazendo trocas de óleo. Ele trabalhou duro, fez perguntas e aprendeu à medida que avançava e progrediu na empresa até a posição de VP de Operações e Manutenção. Sua vida foi mudada pelas energias renováveis ​​e é sempre emocionante ver essa progressão aberta a qualquer pessoa.

 

VOCÊ ESTÁ PROCURANDO ENTRAR OU PROGREDIR NO SEMPRE CRESCENTE SETOR DE ENERGIAS RENOVÁVEIS?

Agora é o momento perfeito para dar o passo e temos várias funções disponíveis em locais em todo o mundo.

https://opetroleo.com.br/porque-voce-devia-comecar-sua-carreira-na-industria-de-energias-renovaveis/

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica