Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Geração de energia proveniente de resíduos sólidos se destaca como um dos setores mais promissores do Brasil

15.10.20
|
Resíduos lucrativos

São Paulo - A mistura de gases produzida por decomposição biológica da matéria orgânica, o biogás, ainda corresponde a apenas 1% da matriz energética brasileira. Contudo, esse combustível alternativo tem um enorme potencial. De acordo com a Associação Brasileira do Biogás - ABiogás, o setor iniciou 2020 com um crescimento de 40% na comparação com o ano anterior, totalizando 400 plantas em operação. A produção atual é de aproximadamente 1,6 bilhão de m³/ano.

Alessandro Gardemann, presidente da ABiogás, diz que em um cenário de transição energética, com a busca pela maior utilização de energias renováveis, o biogás ainda é uma fonte nova, mas muito promissora. 

O maior potencial para a produção de biogás no País está no setor sucroenergético (56,7 milhões de m³/dia), seguido da cadeia da proteína animal (38,9 milhões de m³/dia) e da agropecuária (18,2 milhões de m³/dia), setores extremamente relevantes para a economia nacional. Segundo Gardemann, todo esse potencial seria suficiente para gerar 40% da demanda de energia elétrica ou substituir quase 80% do diesel consumido no Brasil.

Na visão do executivo, apesar de toda a incerteza gerada pela pandemia do novo coronavírus, a expectativa da ABiogás para o ano é positiva. "No momento, temos empreendimentos de grande porte em andamento que somam investimentos da ordem de R$ 700 milhões e diversos outros saindo do papel."

A Raízen, que atua com biocombustíveis, é um exemplo desse movimento. A empresa recebeu, recentemente, autorização para efetuar a comercialização de energia elétrica de sua planta de biogás. A estrutura foi construída há dois anos e tem capacidade para produzir 138 mil megawatts por ano. Segundo informações da empresa, o objetivo é produzir energia e gás por meio da conversão da torta de filtro e vinhaça, subprodutos da cana-de-açúcar. A escala de produção de energia, de acordo com a empresa, é suficiente para abastecer o município de Guariba, no interior de São Paulo, que tem aproximadamente 39 mil habitantes. É lá que fica a usina da Raízen.


Clique no link abaixo e leia a reportagem na íntegra


Sandro Geraldo Bagattoli

FURB FURB FURB FURB FURB

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica