Apesar da quantidade de chuva acumulada nos últimos dias em Minas Gerais, a Cemig afirma que os níveis dos principais reservatórios existentes no Estado ainda não registraram melhoras consideráveis. Atualmente, o volume de armazenamento encontra-se em uma situação de estabilidade, porém, muito próximo aos patamares analisados em meses anteriores.
Segundo a Cemig, o reservatório da usina de Nova Ponte, localizada no Rio Araguari e próximo a Uberaba, está com 11,51% do volume útil disponível, sendo que em 22 de setembro, pior momento da seca, a usina contava com 11,18% do volume de água.
Outro reservatório que se encontra em estado crítico é o de Emborcação, localizado no Rio Paranaíba, na divisa entre Minas Gerais e Goiás, com 10,56%. Os dados são desta quarta-feira (4).
“Desta forma, o cenário de escassez hídrica, vivido atualmente em todo o país, continua exigindo constante atenção e requer um olhar cuidadoso permanente para a importância do consumo consciente da energia elétrica”, afirma a assessoria da companhia.
A Cemig afirma que simples atitudes e mudanças de hábitos diários podem contribuir para a economia de energia, por meio do uso racional e sem desperdício.
Entre os pontos destacados pela companhia está a substituição das lâmpadas ineficientes pelas de LED, evitar acender lâmpadas durante o dia, aproveitando melhor a luz natural, além do uso adequado dos eletroeletrônicos. “O chuveiro elétrico, em razão da sua elevada potência, pode representar até 30% da fatura de energia. Por isso, a simples mudança da chave da posição inverno para verão pode representar uma grande economia no fim do mês. Outro aparelho que chama a atenção pelo alto consumo de energia é o ferro elétrico. Assim, a sugestão é evitar utilizá-lo em horários em que muitos outros aparelhos estiverem ligados, de maneira a não sobrecarregar a rede de energia”, aconselha.
De acordo com o engenheiro de Eficiência Energética da Cemig, Thiago Douglas Batista, é importante a participação e o envolvimento de todos na adoção de medidas simples que impactam positivamente na redução do consumo de energia. “Pequenas atitudes praticadas no dia a dia podem fazer a diferença e, ainda, ajudam a economizar na conta no fim do mês”, ressaltou.

Postar um comentário