Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

domingo, 24 de outubro de 2010

Fontes de energias renováveis - Alder Flores

A opção pelas fontes renováveis é, há muito tempo, viável técnica e economicamente. Os equipamentos e os processos atualmente estão em um elevado estágio de confiabilidade e qualidade e sua implementação é rápida e fácil.

Entretanto, é importante que seja realizada uma análise detalhada das situações e características da região antes da instalação de quaisquer plantas de geração bioenergética, em razão da análise prévia contribuir para a decisão mais correta e apropriada objetivando o aproveitamento do seu potencial.

As usinas hidroelétricas são atualmente responsáveis por mais de 77% da energia elétrica produzida no Brasil. Para gerar energia, essas instalações dependem das águas dos rios em níveis adequados em suas represas. Entretanto, apesar de ser uma fonte de energia renovável e não emitir poluente, a energia hidrelétrica não está isenta da geração de impactos ambientais e sociais.

Dentre os impactos ocasionados estão a destruição de extensas áreas de vegetação natural e matas ciliares, ou desmoronamentos das margens, o assoreamento dos leitos dos rios, prejuízos à fauna e à flora locais e alterações no regime hidráulico dos rios, possibilitando a transmissão de doenças e a extinção de algumas espécies de peixes.

A energia solar (fotovoltaica) é abundante e pode ser aproveitada de várias maneiras, sendo limpa e renovável. Existem três formas para utilização desse tipo de energia: a fotovoltaica, quando a luz solar é diretamente transformada em energia elétrica; os captadores planos ou coletores térmicos, que em um lugar fechado aquecem a água e a compressão do vapor move turbinas ligadas aos geradores; e os espelhos côncavos refletores, que mantêm a energia do sol e aquecem a água a mais de 100 graus em tubos, que com a pressão, movimentam turbinas ligadas ao gerador.

E nosso país, devido à alta insolação nas suas cinco regiões, pode ser considerado uma futura potência na geração de energia solar térmica. Essa previsão tem por premissa o fato de que, além dessas condições naturais, o país é detentor de matérias primas necessárias à fabricação e equipamentos para geração desse tipo de energia (cobre, alumínio, vidro, termoplástico e aço inoxidável).

A energia eólica é decorrente da ação dos ventos que fazem girar hélices que movimentam turbinas. Até o ano de 2009, existiam 36 tanques eólicos e fazendas distribuídas no Nordeste, Sul e Sudeste. Não são muitas as localidades que tem condições propícias ao aproveitamento dessa forma de energia. Portanto, neste sentido, o seu potencial é mais efetivo no período de junho a dezembro em decorrência do menor período de chuvas.

No Brasil, a geração de energia a partir da biomassa representa 27% da nossa matriz energética.

O uso dos biocombustíveis ajuda e reduz as emissões associadas aos combustíveis fósseis, e essa forma de geração de energia pode ser produzida a partir de diversas matérias primas, tais como gordura animal, óleos e vegetais e fluidos residuais.

http://www.ojornalweb.com/2010/10/24/fontes-de-energias-renovaveis-alder-flores/

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica