Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

domingo, 24 de outubro de 2010

Prefeitura de Taboão da Serra firma parceria com Eletropaulo para economizar energia

A Prefeitura de Taboão da Serra e a AES Eletropaulo firmaram convênio na quarta-feira (20), na sede da concessionária em São Paulo, para a realização de um projeto de eficiência energética em 92 prédios públicos, incluindo escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS), secretarias, ginásio de esportes, biblioteca, entre outros. Na prática, o ambiente ficará mais iluminado proporcionando mais segurança e qualidade de trabalho, além da economia.

A modernização do sistema de iluminação tem como objetivo diminuir o consumo em 1.600 Mwh/ano, o que significa uma economia de aproximadamente R$ 450 mil aos cofres públicos. A implantação do projeto deve ser concluída no segundo semestre de 2011. Em contratações de serviços e aquisição de materiais, a concessionária investirá em torno de R$ 2,2 milhões em ações, como substituições de lâmpadas, luminárias e reatores por equipamentos mais eficientes, com maior vida útil e capazes de proporcionar iluminação adequada a cada ambiente. 

"Essa parceria proporciona vantagens tanto para a prefeitura quanto aos funcionários e à população. A cidade fica mais bonita, a prefeitura economiza e os moradores e servidores, ganham segurança na hora de entrar e sair dos prédios públicos", explica o prefeito Evilásio Farias. 

De acordo com a Eletropaulo, o Programa Eficiência Energética tem como objetivo implantar ações para reduzir o desperdício de energia em ambientes públicos e privados, desenvolver ações educacionais de conscientização sobre o uso racional de recursos naturais, promover a regularização de unidades consumidoras e beneficiar o meio ambiente, reduzindo emissões de carbono. "Iluminação eficiente consome algo em torno de 30%, 40% menos e tem um aproveitamento maior", afirma o diretor comercial da AES Eletropaulo, Roberto Di Nardo.

Para o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Ricardo Rezende, a economia pode ser revertida em mais investimentos. "A iluminação pública está diretamente ligada a sensação de segurança e conforto dos munícipes, por isso todo recurso que a prefeitura vai obter de economia com essa modernização, ela vai poder reverter para o aumento da qualidade da iluminação pública, iluminando novos locais, por exemplo, as praças e parques públicos da cidade".

Texto e Foto: Ricardo Vaz

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica