Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Balanço Energético do RS de 2010 já está disponível para consulta

Já está disponível para consulta o Balanço Energético do RS (Bers) 2010 – Ano Base 2009, anuário elaborado pela companhia em colaboração com a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra) que traz informações sobre a matriz energética estadual, consistindo em um documento essencial ao estudo e ao planejamento estratégico do Rio Grande do Sul.

O lançamento foi feito na sexta-feira (29), pelo presidente do Grupo CEEE, Sérgio Camps de Morais, e pelo secretário de Infraestrutura e Logística, Daniel Andrade. Diante de conselheiros da CEEE, funcionários e diretores de empresas do segmento de energia, houve a apresentação de uma série de dados sobre as diversas áreas que compõem a matriz energética gaúcha.

Para Sérgio Camps, o Balanço Energético, em sua 31ª edição, é um documento fundamental ao planejamento estratégico de empresas, atendendo ainda aos segmentos de pesquisa e educação. "É imprescindível a consulta às informações reunidas no Balanço Energético. A realização desse trabalho proporciona aprimoramento técnico à CEEE, que, sem dúvidas, cumpriu essa tarefa de maneira honrosa. Considero um acerto a delegação dessa atividade por parte da Secretaria de Infraestrutura e Logística", elogiou o presidente, em referência à responsabilidade da companhia pela elaboração do anuário, a partir do Bers 2005 – 2007.

O engenheiro Gustavo Humberto Zanchi de Moura, um dos responsáveis pela elaboração do documento, apresentou os principais dados. A apresentação iniciou-se com informações sobre o mercado mundial de energia. Segundo ele, em 2030, o consumo no mundo poderá dobrar em relação a 1990.

Energias renováveis


Em relação aos dados do Rio Grande do Sul, Moura informou que, no ano passado, o Estado manteve a primeira posição no cenário nacional na produção de biodiesel (B100), que representou 28% da produção total do País – em 2008 esta participação foi de 26% e em 2007, de 11%. Ao contrário do Brasil, o Rio Grande do Sul não está seguindo a tendência de crescimento de energias renováveis: no País, a participação da energia renovável em 2009 foi de 47,29% e no RS, de 32,66%.

No ano passado, o setor de transportes liderou o consumo energético setorial, representando 41,80% do total do Estado. "A maior parcela de consumo foi do setor de transportes, com 4.251.000 tep, sendo que predominou o transporte rodoviário. O consumo de energéticos primários e secundários do setor industrial vem em seguida, representando 26,48%, com um consumo de 2.693.000 tep", declarou.

Petróleo


Entre as fontes primárias da matriz energética, observa-se que, em 2009, o petróleo foi a fonte que liderou no RS, representando 62,97% da oferta de fontes primárias. Na segunda posição, está a lenha, representando 13,15% do total das fontes primárias, seguida pela energia hidráulica, correspondendo a 9,46%, pelo carvão vapor, com 7,13%, e, em quinto lugar, com 4,04%, por outras fontes primárias, como a composição da lixívia, da casca do arroz e da energia eólica.

Com relação ao consumo final de fontes secundárias, em 2009 houve um decréscimo de 12,11% em relação a 2008. Na participação específica das fontes secundárias, a predominância no consumo é do óleo diesel, que está em primeiro lugar, com 31,84%, seguido pela eletricidade, com 30,59%, pela gasolina, com 18,60%, pelo álcool etílico anidro e hidratado, com 8,13%, e, na quinta posição, pelo GLP, com 6,88%.

http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=3&n=3412

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica