Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Eficiência Energética' livra MS de sucata

Uma ligação que proporciona economia e bem estar às pessoas e contribui para o desenvolvimento sustentável do planeta às futuras gerações. Este é o resultado do programa de maior investimento financeiro que a Enersul realiza para fortalecer, entre seus clientes, a cultura do uso cada vez mais racionalizado da energia elétrica. Trata-se do Programa ‘Eficiência Energética’.

Em 13 anos, a concessionária já aplicou R$ 55,8 milhões em ações que focaram desde a aprendizagem quanto às normas técnicas e padrões para instalar a fiação elétrica nas moradias, o conhecimento sobre o nível de consumo de cada eletrodoméstico, e até mesmo o tipo de lâmpada que gera maior economia.

Os benefícios dessa iniciativa somam números que realçam procedimentos orientados pela Política de Sustentabilidade da Rede Energia, e demonstram o quanto a Empresa é comprometida com o conforto do cidadão sem deixar de lado a preservação ambiental.

Ao substituir, nesse período, cerca de147 mil lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas, adequar as instalações elétricas de 29 mil residências e fazer a troca de 12.300 geladeiras antigas, que foram para reciclagem, por refrigeradores modernos e eficientes, a Enersul possibilitou que esse número de clientes reduzisse 20 mil MWH/ano no consumo, um volume de energia suficiente para abastecer durante dois meses uma cidade do porte de Aquidauana ou Naviraí.

De acordo com assessoria da Enersul, na última etapa do programa, em 2011, realizada esta semana no município de Água Clara, o diretor operacional da Enersul, Edmir José Bosso, destacou que esses números vão continuar crescendo, visto que, em 2012, as ações de Eficiência Energética terão prosseguimento, beneficiando milhares de famílias.

É importante frisar que, para ser incluído, o interessado precisa estar cadastrado no programa Tarifa Social Baixa Renda e a oportunidade está aberta a quem tem direito. O primeiro passo é se cadastrar na Secretaria de Ação Social para obter o Número de Inscrição Social-NIS.

De posse desse Número, que identifica a condição de baixa renda, e também de todos os documentos pessoais e de uma conta de energia, o interessado deve procurar qualquer loja de atendimento da Enersul.

Tendo o cadastro aprovado, a família passa a ter acesso à tarifa social baixa renda, uma classificação que proporciona desconto de até 65% no valor da conta de energia elétrica.

A Enersul preocupou-se em planejar e disponibilizar uma estrutura de atendimento em cada uma das 73 cidades de sua área de concessão, objetivando dar uma assistência plena à essa classe de consumidores.

Para tanto, os colaboradores do suporte comercial foram orientados quanto às novas regras da Aneel para o recadastramento, passando a ser multiplicadores dessas informações nas comunidades onde prestam serviço.

Vale ressaltar que, embora o prazo para atualização de dados tenha acabado em 30 de novembro, é possível o cliente baixa renda recuperar o benefício. Basta que ele leve a documentação exigida e, no prazo de um mês, o mesmo será reconduzido à classe com tarifa social.

http://www.capitalnews.com.br/ver_not.php?id=224887&ed=Economia&cat=Not%C3%ADcias

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica