São Paulo, 05 de Junho de 2014 - 18:00
Resultante do processo produtivo de Nescafé solúvel, o material gera vapor para alimentar as principais áreas da unidade produtivas
Da redação
A fábrica da Nestlé localizada em Araras, interior de São Paulo, abriga um importante projeto para o uso de recursos energéticos sustentáveis. A unidade fabril é responsável pela produção de café solúvel Nescafé, que tem como subproduto a borra de café - como o pó que fica no coador após o preparo da bebida pelo processo tradicionalmente utilizado por milhões de brasileiros.
Atualmente, 97% da borra gerada no processo de fabricação é utilizada como biomassa para a geração de vapor. A borra é prensada para reduzir a umidade presente no material e armazenada em um silo, onde é misturada a cavacos de madeira. Este “mix” é enviado para a queima em uma caldeira onde ocorre a geração de vapor para a alimentação das principais áreas da fábrica. O restante da borra de café é utilizada em um processo de compostagem e transformada em fertilizante orgânico.
Com o processo, a empresa gera 25% da energia total consumida na fábrica, incluindo a energia elétrica. Apenas para se ter uma ideia da grandeza da economia, a fábrica de Araras consome aproximadamente 40% de toda a energia utilizada pela Nestlé no Brasil.
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.
Postar um comentário