O crescente volume de emissão de gases de efeito estufa (GEE) é motivo de debate e preocupação no Brasil e no mundo. No Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), que neste ano tem como objetivo chamar a atenção para os desafios relacionados às mudanças climáticas, a ABESCO aponta que o setor de energia participa com uma responsabilidade significativa no cenário negativo no País. Dados do Observatório do Clima revelam que o segmento foi responsável pela emissão de 436,7 milhões de toneladas de CO2 em 2012, aumento de 30% em relação às 335,7 milhões de toneladas em 2006.
O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês), por exemplo, afirmou que as mudanças em decorrência do aquecimento global serão percebidas em diferentes partes do planeta mesmo que haja cortes substanciais na emissão de GEE. “O segundo capítulo do relatório apresentado pelo IPCC deixa clara a necessidade de realizar ações que busquem a redução de emissão dos gases de efeito estufa porque as mudanças no clima afetam diretamente o homem”, explica o presidente da ABESCO, Rodrigo Aguiar.
Ainda de acordo com Aguiar, a crise hídrica e energética que estamos enfrentando comprova que é fundamental a estruturação de programas de Governo e ações que alavanquem a eficiência energética para que haja redução do consumo de energia, como forma de minimizar os impactos ambientais causados pela geração de energia por meio de fontes não renováveis.
Agência Último Instante
Temas relacionados: Energia , Gases, Clima, Emissão, Fontes de energia
Leia Mais sobre a Notícia nesse Link: Emissão de gases de efeito estufa do setor de energia cresce 30% em | UltimoInstante : Notícias de Hoje
Para ler notícias em tempo real, acesse: http://www.ultimoinstante.com.br
Follow us: @uinstante on Twitter | UltimoInstante on Facebook
http://www.ultimoinstante.com.br/pt/noticias_20140602/setores_energia/778194#axzz33caYzYzX
Postar um comentário