A CPFL Energia realizará na quarta-feira, 16 de julho, em sua Sede na cidade de Campinas, o workshop “Cenário de Eficiência Energética no Brasil”, com o tema: “Eficiência Energética em clientes Industrial/Comercial”. O evento tem o objetivo de fazer uma análise da importância da eficiência energética no setor elétrico, com destaques nas áreas industrial e comercial. Serão apresentados também os critérios da primeira chamada pública das distribuidoras da CPFL Energia de projetos do Programa de Eficiência Energética (PEE).
As empresas CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz e RGE (mercado maior que 1.000 GWH/ano) realizarão as chamadas públicas por meio de um edital, que estará disponível até setembro. As distribuidoras darão um prazo de 60 dias para o cadastramento de propostas por parte dos clientes e após analise, farão um ranking conforme parâmetros dos Procedimentos do Programa de Eficiência Energética (PROPEE/ANEEL) para escolher os projetos que irão acessar os recursos para a execução de obras de eficiência energética.
Composto por sete palestras, ministradas por executivos da CPFL e por convidados externos, o evento abordará o cenário da eficiência energética no Brasil, a visão da FIESP sobre o tema, projetos e obras em sistemas energéticos industriais e comerciais, a ISO 50001 (que representa as melhores práticas internacionais em gestão de energia, desenvolvida a partir de normas e iniciativas nacionais e regionais existentes), e uma perspectiva sobre o Programa de Eficiência Energética do Grupo CPFL Energia.
“O workshop proporcionará aos participantes informações estratégicas e relevantes para o consumo inteligente e eficiente de energia nos mais diversos sistemas energéticos gerando a eliminação dos desperdícios, a otimização dos processos e maior competitividade com redução de custo”, afirma Luiz Carlos Lopes Jr., Gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia.
Chamada pública de projetos de Eficiência Energética
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) determina que as empresas concessionárias do serviço público de distribuição de energia apliquem 0,5% da Receita Operacional Líquida (ROL) no Programa de Eficiência Energética (PEE). A partir da Resolução Normativa N° 556, de 02/07/2013, foram definidas novas regras para a aplicação deste recurso e homologados os Procedimentos do Programa de Eficiência Energética (PROPEE).
Entre as novas alterações, a mais importante foi a determinação que as concessionárias de energia elétrica realizassem para seleção dos melhores projetos e oportunidades de eficientização, as Chamadas Públicas de Projetos (CPP), que devem ser voltados aos clientes industriais, comerciais, residenciais, rurais, poderes públicos e serviços públicos.
Estão excluídos das chamadas públicas, os projetos voltados aos clientes residenciais de baixa renda com Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), projetos educativos, Gestão Energética Municipal e outros projetos pilotos.
Postar um comentário