O tema liderança tem sido cada vez mais explorado nas organizações. Mas, na prática, liderar ainda é um grande desafio para muitos gestores e sua conduta, inevitavelmente, irá impactar na motivação ou desmotivação das equipes, bem como na produtividade e, consequentemente, nos resultados.
Um bom líder é aquele que consegue bons resultados, através do desempenho de sua equipe, incentivando o crescimento e preservando a harmonia e o bem estar do grupo. Mas liderança não é exibir poder, liderança é caminhar junto com o time em busca de um resultado comum. Um bom líder não é aquele que manda fazer e sim aquele que faz junto, ajuda. Líderes sem as características necessárias de um líder interferem diretamente no clima do trabalho, gerando ansiedade nas pessoas, e pode abalar até mesmo a relação de confiança do líder com seus liderados.
Segundo especialistas, um líder dever ter as seguintes características:
•Caráter - falar e agir de forma coerente;
•Carisma - capacidade de unir pessoas;
•Comprometimento - quem faz é diferente de quem sonha, ter comprometimento é estar disposto a fazer algo;
•Comunicação - comunicar não é apenas falar mas fazer entender;
•Discernimento - deve ser regido por valores, não são apenas por maneiras;
•Foco - quanto mais nítido, mais preciso ele é;
•Generosidade - uma vela acende a outra e nenhuma se apaga;
•Iniciativa - fazer acontecer, se não der certo voltar e tentar de novo;
•Escutar - para se conectar aos corações, escute!
•Paixão - amar o que se faz é fundamental;
•Atitude positiva - é preciso pensar positivamente para que as coisas deem certo;
•Resolvedor de problemas - diante de um problema, você precisa se perguntar sempre: "o que eu aprendo com isso"?Ou você enfrenta o problema, ou se curva diante dele. Não faça como muitas pessoas que pagam "consórcio de desgraça", e ficam anos sofrendo pelo mesmo problema;
•Relacionamentos - quando você se dá bem com os outros, estes consequentemente vão se dar bem com você também;
•Responsabilidade - ter posição na empresa, saber trabalhar em equipe, jogar junto;
•Seguro - ter consciência das suas competências e fragilidades, e saber que a diversidade é importante, principalmente no ambiente corporativo;
•Autodisciplina - saber liderar a si mesmo;
•Provedor - é aquele que sabe amar mais seus colaboradores do que seu próprio cargo;
•Aprendiz - quanto mais sei, mais sei que nada sei. O importante é aprender sempre e entender que saber algo não pressupõe que você não tenha mais nada a aprender sobre aquilo;
•Visão - nós somos do tamanho dos nossos sonhos. Se alguém sonha medíocre, vai acabar fazendo coisas medíocres;
Quais dessas características VOCÊ considera importante em um líder?
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