Por Agência Ambiente Energia - No mês de junho foi apresentado um Projeto de Lei no Congresso Nacional que trata sobre a chamada "portabilidade da conta luz", um sistema que permite ao cidadão entrar nomercado livre e escolher o fornecedor de energia. Segundo a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), esse Projeto de lei pode reduzir as tarifas de eletricidade em até 22%.
A principal bandeira do projeto é assegurar os benefícios do mercado livre de energia para todos os consumidores brasileiros, sabendo que o preço de longo prazo pago pelos consumidores no mercado livre é 20% menor do valor pago pelos clientes das distribuidoras. O que seria uma grande vantagem para os consumidores, já que as tarifas médias de energia elétrica vão subir 40% segundo cálculos do próprio ministério das Minas e Energia.
A Portabilidade da Conta de Luz separa o negócio de fio, exclusivo das distribuidoras (25% do custo), da compra de energia (75% do custo). A previsão é de que com essa nova medida haja uma redução do preço da energia aos consumidores finais e um aumento da eficiência das empresas que atuam no segmento.
Postar um comentário