Boas notícias para o planeta. De acordo com a Agência Internacional de Energia, como efeito do avanço de energias renováveis e veículos elétricos, as emissões globais de dioxido de carbono (CO₂) pela queima de combustíveis fósseis devem aumentar em pouco menos de 1% este ano.
A energia solar fotovoltaica e a eolica estão à frente do aumento na geração global de eletricidade renovável de mais de 700 terawatts-hora (TWh). Para se ter uma ideia, sem esse crescimento, as emissões de CO₂ no mundo teriam um acréscimo superior a 600 milhões de toneladas este ano.
Esse resultado reflete uma conscientização e um esforço das esferas públicas e privadas, bem como da sociedade em geral. As redes Imperatriz e Brasil Atacadista procuram dar a sua contribuição e compartilhar seu exemplo como um estímulo a todos. Nossas empresas deixaram de jogar na atmosfera 8.286 toneladas de CO₂, por meio da compra de energia renovável, realizada desde 2016.
Esse valor equivale ao plantio de 50.796 árvores e consta no certificado emitido pela Camerge, empresa de gestão de energia, com reconhecimento do Ministério de Minas e Energia. Responsável por cerca de 60% do efeito-estufa, o CO₂ permanece no ar por centenas de anos e é proveniente da queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo, gás natural, turfa), queimadas e desmatamentos.
Com a orientação da Camerge, o Imperatriz e o Brasil Atacadista compram no chamado ambiente de contratação livre, que inclui todos fornecedores que entregam energia proveniente de fontes renováveis (eólica, solar, biomassa ou hídrica). A energia abastece a maior parte das duas redes. Algumas unidades ainda estão em fase de adequação para entrar no programa de sustentabilidade das empresas, que pertencem ao Grupo Mundial Mix. A quantidade de CO₂ que as empresas deixam de emitir é atualizada mensalmente.
O meio ambiente deve ser uma preocupação central dos países, empresas e sociedade civil. Nós temos esse princípio há muito tempo e buscamos sempre as inovações que promovam a sustentabilidade, como o reaproveitamento de materiais recicláveis e a coleta de água da chuva, entre outras. Se cada um fizer a sua parte, daremos ainda mais notícias boas para o presente e ao futuro da Terra.
https://ndmais.com.br/opiniao/artigo/resultados-do-investimento-em-energia-renovavel/
Postar um comentário