Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

domingo, 9 de novembro de 2008

XII Congresso Brasileiro de Energia discute desafios do setor

Sob o tema “Desafios do Setor Energético Brasileiro”, agora a partir do prisma da crise econômica mundial, será realizado de 17 a 19 de novembro, no Centro de Convenções SulAmérica, Rio de Janeiro, o XII Congresso Brasileiro de Energia.

Organizado pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE/UFRJ, o evento é considerado o mais importante fórum do setor energético brasileiro. Mais de 300 trabalhos foram inscritos e os dez melhores serão apresentados no segundo dia do evento.

Com presença confirmada está o polêmico ambientalista canadense Patrick Moore, que, em 1971, tripulou o barco que levou ecologistas ao Alaska contra os testes nucleares do governo americano, protesto que originou o Greenpeace. Ele é a estrela do seminário A Energia Nuclear e seus Desafios, evento paralelo promovido pelas Indústrias Nucleares do Brasil.
O ministro Carlos Minc é esperado para a palestra magna, logo depois da solenidade de abertura, com a presença do presidente do CBE, Luiz Pinguelli Rosa, do Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Energia, Julio Bueno, do diretor da Operadora Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp, entre outros.

A primeira mesa-redonda, às 13h30, tratará dos Desafios do Abastecimento e da Segurança Energética no País e contará com a presença da diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster; do professor da Coppe/UFRJ Luiz Pinguelli Rosa; do diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, do presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva.

À tarde será a vez de entrarem em pauta os Desafios da Pesquisa e Desenvolvimento no Setor Energético Brasileiro, em mesa coordenada pelo catedrático da Coppe e pesquisador do CNPq, Segen Farid Estefen. Participam das discussões o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Odair Gonçalves; o diretor do Centro de Pesquisas da Petrobras - CENPES/Petrobras, Carlos Tadeu Fraga; do diretor do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica da UFRJ (Cepel), Albert Cordeiro de Melo; do superintendente de Planejamento e Pesqueisa da ANP, Florival Rodrigues de Carvalho e do professor Gilberto de Martino Jannuzi, professor da Unicamp.

Rediscutindo a Matriz Energética Brasileira é o tema da mesa-redonda de abertura do segundo dia (18/11), às 9h, coordenada pelo ex-diretor de Gás e Energia da Petrobras, Ildo Sauer. O professor da USP terá a tarefa de mediar as discussões entre o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim; o consultor da Power Systems Research (PSR), Mario Veiga; o presidente da Chesf, Dilton Conti; o presidente da Eletrobrás, José Antonio Muniz Lopes; e o professor da UNICAMP especialista em energia, Sergio Bajay.

Em seguida, haverá palestra sobre as Novas Perspectivas de Produção de Petróleo e Gás Natural no Brasil. Após o almoço, serão apresentados os 10 Melhores Trabalhos Publicados no XII CBE.
O Meio Ambiente e seus Impactos no Setor Energético será o tema da mesa-redonda coordenada pelo professor Roberto Schaeffer, da UFRJ, que reunirá o chefe do Departamento de Meio Ambiente da EPE, Ricardo Furtado; o professor da PPE/Coppe, Emílio La Rovere e o diretor da Suez Energias do Brasil, Gil Maranhão. Espera-se ainda a presença do presidente do Ibama, Roberto Messias Franco.

No terceiro e último dia, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério das Minas e Energia, Altino Ventura Filho, terá a tarefa de conciliar as discussões da mesa-redonda sobre a Geopolítica da Energia na Amazônia. O debate contará com a presença do presidente da Eletronorte, Jorge Nassar Palmemira, entre outros.

Os Desafios para a Integração Energética na América do Sul será tema da palestra do Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães. Após o almoço, a questão Inovação Tecnológica e Alternativas de Fontes e Energia no País norteará as discussões da mesa 6, coordenada pelo professor do PPE/Coppe e coordenador do CBE, Maurício Arouca. O diretor de Estudos da Energia Elétrica da EPE, José Carlos Miranda; o vice-presidente da Dedini Indústrias de Base, José Luiz Olivério; e o professor do PPE/COPPE, Alexandre Salen Szklo, estão entre os participantes.

Outra novidade neste último dia será a apresentação pelo Sebrae de Práticas de Eficiência Energética em Micro e Pequenas Empresas, um serviço de grande valia e resultados surpreendentes, que ganha importância diante da atenção fundamental destinada pelos microempresários à redução de custos.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica