Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quarta-feira, 18 de março de 2009

EDP Renováveis compra empresa de energia eólica no Brasil

São Paulo - A EDP Renováveis Brasil, controlada a 55% pela EDP Renováveis e a 45% pela EDP Energias do Brasil, anunciou a compra da Elebrás Projetos, empresa que "possui diversos projetos eólicos em localizações privilegiadas no estado do Rio Grande do Sul, totalizando 532 megawatts (MW)", segundo informou a EDP Energias do Brasil em comunicado.

Pela aquisição da empresa, que era totalmente controlada pela empresa alemã de desenvolvimento de projetos eólicos InnoVent, a EDP Renováveis Brasil pagou R$ 6,2 milhões, mas o valor será acrescido por taxas de sucesso que serão pagas se os projetos atingirem determinados estágios pré-estabelecidos.

"Adicionalmente, a EDPR Brasil assinou um acordo de serviço para contar com a experiência da InnoVent para o desenvolvimento dos referidos projetos eólicos. A conclusão da aquisição de 100% do capital social Elebrás está sujeita a autorizações administrativas e regulatórias", informou ainda o grupo de energias renováveis de origem portuguesa.

O negócio agora anunciado permitirá à EDP Renováveis Brasil aumentar sua presença no mercado eólico brasileiro para uma carteira total de 832 MW em projetos eólicos. Da carteira de projetos comprada à Innovent 70 MW estão no Proinfa (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica, desenvolvido pelo Governo brasileiro e estabelecendo a contratação de 1.100 MW de energia eólica) e 462 MW em diferentes estágios de desenvolvimento. Atualmente a EDP Renováveis já tem 14 MW em operação no Brasil.

"A EDP Energias do Brasil continua com sua estratégia de crescer no segmento de geração através de uma abordagem muito seletiva para entregar crescimento rentável de longo prazo e orientado para a criação valor", enfatiza o grupo em comunicado ao mercado.

O anúncio da EDP Renováveis Brasil foi feito no mesmo dia em que o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, indicou, na Câmara dos Deputados, que o primeiro leilão de energia eólica do país será realizado em novembro deste ano. O leilão deverá prever uma margem de 10% para mais ou para menos em relação à quantidade de energia oferecida pelo empreendedor

http://www.portugaldigital.com.br/noticia.kmf?cod=8258359

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica