Durante a última semana do mês de abril, por algumas horas do dia, o Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi iluminado por energia limpa gerada por grupos geradores com motores de combustão interna a etanol. A ação faz parte do projeto, desenvolvido por um grupo de empresas (Battistella Distribuidora, Vale Soluções em Energia, Maquigeral, Sygma Motors, BNDES, Finep, Ministério do Esporte, Instituto Inova e Scania), que busca demonstradores da tecnologia de geração de energia elétrica utilizando esse tipo de motores.
Dependendo dos resultados futuros, a tecnologia pode gerar uma mudança importante na matriz energética brasileira. Pois, poderá ocorrer uma substituição de uma parte significativa do diesel pelo etanol. Além do aumento da atividade econômica para a produção do etanol, o Brasil poderia exportar, ao invés de importar, diesel, ou então petróleo cru. O investimento estimado no projeto é de R$ 1,5 milhão, durante o período de desenvolvimento.
Instalado no Forte Copacabana pela Battistella Distribuidora, o grupo gerador Maquigeral é formado por motores de combustão interna. Os motores são abastecidos com combustível ambientalmente auto-sustentável, com emissões de baixíssimo impacto para a natureza e economicamente viável. Essa tecnologia permite a geração de energia a partir de fontes renováveis, com significativa redução nas emissões de gases que contribuem para o efeito estufa (68% menos de dióxido de carbono quando comparados a similares a diesel) e diminuição considerável também de emissões de óxidos de nitrogênio. Outra vantagem é que o etanol é totalmente isento de enxofre e, ao contrário de combustíveis fósseis, possui fonte renovável.
"Os estudos iniciais indicam que a substituição dos ônibus a diesel da Região Metropolitana do Rio de Janeiro por ônibus híbridos, utilizando motores smilares aos usados no Forte de Copacabana, poderia reduzir em 90% a poluição atmosférica daquela região. Com essa sinergia, haverá queda de emissões que degradam a atmosfera, em alguns casos emissões zero", destaca Sandra Battistella, diretora da unidade de Energia Auxiliar da Battistella Distribuidora.
Do ponto de vista de operação, o etanol tem alta octanagem, o que o torna muito resistente ao fenômeno de detonação ou auto-ignição, possibilitando a utilização de taxas de compressão significativamente maiores que as de um motor a gasolina. Futuramente, os motores poderão ser utilizados em grupos geradores instalados em condomínios, hospitais, indústrias de diversos segmentos incluindo setor alcooleiro, além de outros segmentos que precisem de energia limpa.
"A Battistella Distribuidora está sempre buscando alternativas menos agressivas ao homem e que agregam vantagem à cadeia produtiva. Esta tecnologia em estudo acompanha as últimas tendências do mercado mundial, na busca de alternativas de energia limpa", conclui Sandra.
Sobre o grupo de empresas Battistella
A Battistella, com 60 anos de atuação no mercado, atua em quatro setores: Battistella Veículos Pesados, Battistella Florestal, Battistella Distribuidora e Battistella Logística. O grupo de empresas Battistella, com suas principais unidades no Paraná, Santa Catarina e São Paulo, comercializa produtos e serviços em todo o território nacional, sendo que parte de seu portfólio também é exportado, com negócios da ordem de R$ 800 milhões por ano. A Battistella ainda está lançando o projeto do porto de contêineres de Itapoá, Santa Catarina, contemplando a sua atuação no setor de logística.
http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?op=notas&id=24753
Dependendo dos resultados futuros, a tecnologia pode gerar uma mudança importante na matriz energética brasileira. Pois, poderá ocorrer uma substituição de uma parte significativa do diesel pelo etanol. Além do aumento da atividade econômica para a produção do etanol, o Brasil poderia exportar, ao invés de importar, diesel, ou então petróleo cru. O investimento estimado no projeto é de R$ 1,5 milhão, durante o período de desenvolvimento.
Instalado no Forte Copacabana pela Battistella Distribuidora, o grupo gerador Maquigeral é formado por motores de combustão interna. Os motores são abastecidos com combustível ambientalmente auto-sustentável, com emissões de baixíssimo impacto para a natureza e economicamente viável. Essa tecnologia permite a geração de energia a partir de fontes renováveis, com significativa redução nas emissões de gases que contribuem para o efeito estufa (68% menos de dióxido de carbono quando comparados a similares a diesel) e diminuição considerável também de emissões de óxidos de nitrogênio. Outra vantagem é que o etanol é totalmente isento de enxofre e, ao contrário de combustíveis fósseis, possui fonte renovável.
"Os estudos iniciais indicam que a substituição dos ônibus a diesel da Região Metropolitana do Rio de Janeiro por ônibus híbridos, utilizando motores smilares aos usados no Forte de Copacabana, poderia reduzir em 90% a poluição atmosférica daquela região. Com essa sinergia, haverá queda de emissões que degradam a atmosfera, em alguns casos emissões zero", destaca Sandra Battistella, diretora da unidade de Energia Auxiliar da Battistella Distribuidora.
Do ponto de vista de operação, o etanol tem alta octanagem, o que o torna muito resistente ao fenômeno de detonação ou auto-ignição, possibilitando a utilização de taxas de compressão significativamente maiores que as de um motor a gasolina. Futuramente, os motores poderão ser utilizados em grupos geradores instalados em condomínios, hospitais, indústrias de diversos segmentos incluindo setor alcooleiro, além de outros segmentos que precisem de energia limpa.
"A Battistella Distribuidora está sempre buscando alternativas menos agressivas ao homem e que agregam vantagem à cadeia produtiva. Esta tecnologia em estudo acompanha as últimas tendências do mercado mundial, na busca de alternativas de energia limpa", conclui Sandra.
Sobre o grupo de empresas Battistella
A Battistella, com 60 anos de atuação no mercado, atua em quatro setores: Battistella Veículos Pesados, Battistella Florestal, Battistella Distribuidora e Battistella Logística. O grupo de empresas Battistella, com suas principais unidades no Paraná, Santa Catarina e São Paulo, comercializa produtos e serviços em todo o território nacional, sendo que parte de seu portfólio também é exportado, com negócios da ordem de R$ 800 milhões por ano. A Battistella ainda está lançando o projeto do porto de contêineres de Itapoá, Santa Catarina, contemplando a sua atuação no setor de logística.
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