Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Prefeitura implanta iluminação econômica na ponte Rosinha Filippo

A cidade de Guaratinguetá é pioneira na implantação do Projeto EcoLed – Sistema de Iluminação Pública com Tecnologia LED: eficiência energética e respeito ao meio ambiente, desenvolvido pela UNESP – Universidade Estadual Paulista.

Na noite desta sexta-feira, 3, o prefeito em exercício Miguel Sampaio inaugurou a nova iluminação da Ponte Rosinha Filippo, com a mais moderna e eficiente tecnologia utilizada mundialmente em luminárias de Leds fabricadas no Brasil.

O projeto atende às normas internacionais IES e CIE e está sendo acompanhado pelo professor Doutor Oscar Maldonado e sua equipe, da FEG-UNESP.

“Este sistema de iluminação será um grande laboratório a céu aberto, à medida que novas tecnologias e dispositivos de controle sejam implementados e testados ao longo do tempo”, ressalta Oscar.

O professor considera louváveis a coragem e o dinamismo da atual administração da cidade, que abraçou e incentivou o projeto desde o início.

A nova iluminação da Ponte Rosinha Filippo, composta por 12 postes e 24 luminárias, conta com a participação das seguintes empresas:

- ARPe Tecnologia (responsável pela tecnologia da iluminação);
- Arrow do Brasil S.A.(responsável pela logística do material eletrônico e doação das luminárias);
- Consladel/Engeluz (responsáveis pelo projeto elétrico para iluminação a led, instalação das luminárias a led e doação dos postes, mão de obra e demais matérias primas, além da execução da obra);
- Sisvôo Sistemas Eletrônicos Ltda (responsável pela montagem das luminárias no Brasil).

Além desses parceiros, a Unesp de Guaratinguetá é responsável pela análise de desempenho energético, luminotécnico e de qualidade de energia elétrica do projeto, realizada como parte das atividades do Laboratório em Eficiência Energética em Sistemas de Iluminação Pública – LESIP, capacitado pela Eletrobrás – Procel, por meio do Programa Reluz.

Vantagens do novo sistema
- Menor consumo de energia
- Vida útil superior a 30 mil horas
- Melhor reprodução de cores
- Melhor dispersão dos raios luminosos, acarretando mais homogeneidade na iluminação.
- Menor agressão ao meio ambiente por usar matérias primas muito menos poluentes que os atuais conjuntos de iluminação de rua
- Redução de custo nos fios e quadros elétricos de comando, barateando a instalação elétrica
- Montagem das luminárias feita no Brasil, gerando mais empregos e melhoria na assistência técnica
- Projeto dos dispositivos eletrônicos de controle feito no Brasil, gerando avanço tecnológico
- Geração de créditos de carbono

Etapas do Projeto:

1ª Etapa – Iluminação da ponte Rosinha Filippo
2ª Etapa – Previsão para agosto de 2009: instalação do dispositivo de liga e desliga solar dentro da luminária
3ª Etapa – Previsão para outubro de 2009: instalação do dispositivo de potência parcial dentro da luminária.
4ª Etapa – Previsão para dezembro de 2009: instalação do dispositivo de comunicação sem fio.

O Projeto é totalmente financiado por empresas parceiras com o investimento de R$ 150 mil, sem custo para a Prefeitura, que ficará responsável apenas pela manutenção do sistema de iluminação.


Produtores Rurais da Colônia do Piagui se reúnem com secretário de Agricultura e Meio Ambiente

Com o apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a Associação Rural do Piagui (ARPi), presidida por Leandro Luis Bedaque, realizou na noite desta quinta-feira, 2, uma reunião com seus associados, para abordar assuntos do interesse daquela região.

Entre os temas discutidos estão: novos produtos para a cultura do arroz, mercado e cotação de insumos, possibilidades de parcerias entre produtores e empresas beneficiadoras de arroz para a aquisição de sementes, oportunidades para realização de convênios para a associação e viabilidade coletiva de solicitação de outorga para os irrigantes associados.

Na oportunidade, teve início a preparação para a abertura oficial da colheita do arroz no Vale do Paraíba, prevista para fevereiro de 2.010, na Colônia do Piagui.

O secretário Washington Luiz Agueda destaca a participação de representantes da BASF, da Monsanto, Cargil, da CATI - Posto de Sementes e Mudas de Taubaté, e da empresa Verde Vale na reunião. “Não tenho dúvidas que nossos produtores da Colônia já são referência para outras associações no que tange ao relacionamento de grupos, associativismo, articulação e integração, com objetivos definidos e comuns para a realização de suas metas e vontades coletivas”, resume Washington.

Para ele, uma prova dessa organização foi a participação efetiva da associação num dos maiores eventos agropecuários de Guaratinguetá, a Expoguará 2009 e, mais recentemente, no 3º Mutirão de Conservação e Manutenção dos Canais de Irrigação do Piagui, que envolveu 135 pessoas entre produtores, funcionários e colaboradores.


Secretaria abre suas portas a estudantes da área

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente recebeu nesta sexta-feira, 3, um grupo de estudantes bolsistas do Programa de Estudo Tutorial do MEC, dos cursos de Engenharia Florestal, Agronomia, Biologia, Gestão Ambiental e Economia da ESALQ/USP (campus Piracicaba).

Segundo o secretário Washington Agueda, o grupo de 15 estudantes desenvolve um trabalho com o tema: Ecologia e questões socioambientais.

Ele classificou o encontro como uma oportunidade de mostrar os trabalhos e a política agrícola do município no que diz respeito às questões socioambientais. O secretário também destacou ao troca de experiências entre o órgão e os centros acadêmicos o que, segundo ele, dá oportunidade aos estudantes de buscarem informações e transferência de tecnologia para potencializar as ações da pasta.


Começa ciclo de palestras sobre inclusão nas escolas da Rede Municipal

Dando continuidade às ações do programa “Educar na Diversidade, Caminhos para a Inclusão, a Secretaria da Educação promoveu, na noite desta quinta-feira, 2, uma palestra com o psicólogo Marcos Augusto para os pais de alunos da Escola Municipal “Professora Maria Carmelita de Moraes”.

Segundo a coordenação, essa série de palestras será levada a todas as escolas municipais, que receberão a equipe da inclusão para debater esse processo e buscar novos caminhos para a construção de uma escola que respeite a diversidade.

Os objetivos do programa são: promover conhecimentos e esclarecimentos sobre a inclusão escolar como um direito e exercício da cidadania, e cumprir a legislação que estabelece que todos os alunos com necessidades especiais, a partir de 2010, devem ser matriculados na rede regular de ensino (decreto nº 6.253 de 13 de novembro de 2007, art. 9º).


Comunicado da ARSAEG

A Agência Reguladora do Serviço de Água, Esgotos e Resíduos de Guaratinguetá (ARSAEG) comunica que, durante o período de 30 dias, a contar da última quarta-feira, 1º, durante as férias de seu presidente Luiz Antonio Rebello (Diretor Administrativo), o engenheiro Sebastião Fernando Reis Macedo (Diretor Técnico) responderá pela presidência.

O diretor Jurídico da Agência, Márcio Lopes Rocha, explica que é uma prática comum em agências reguladoras, como a de Guaratinguetá, o revezamento de competências entre os membros da diretoria colegiada.

http://www.pindavale.com.br/agoravale/noticias.asp?id=15117&cod=1

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
Escola Maria Carmelita de Moraes disse...

A Escola Carmelita agradece a palestra, atenuando para o grande conteúdo passado de modo a conscientizar nossa comunidade.

Acesse nosso Blog e veja as fotos desta palestra
http://escolamariacarmelita.blogspot.com/2009/07/comeca-ciclo-de-palestras-sobre.html

 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica