Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Aneel promove leilão inédito de energia eólica hoje

O Leilão de Energia de Reserva (LER nº. 03/2009) para contratação de energia elétrica gerada por fonte eólica será realizado hoje pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), às 10h, na sede da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, em São Paulo (SP). É a primeira vez que o Brasil promove um leilão de reserva para negociação exclusiva desse tipo de energia, obtida a partir do vento*. Os 339 empreendimentos habilitados totalizam potência de 10.005 Megawatts (MW).

Com o leilão, o Brasil reforça o perfil de geração de energia a partir de fontes renováveis, que atualmente respondem por 85,4% da oferta interna de energia elétrica**, com destaque para geração hidrelétrica. Ao estimular esse tipo de geração, o país acompanha a tendência de desenvolvimento internacional, pois a utilização do vento como fonte primária de energia apresenta o maior ritmo de expansão, com crescimento médio de 27% ao ano, de 1990 a 2008. A capacidade instalada mundial é de 121 mil MW. Desse total, 54% estão na Europa, de acordo com dados do Global Wind Energy Council (GWEC).

O potencial brasileiro para esse tipo de geração pode chegar a 145 mil MW, de acordo com o Atlas do Potencial Eólico Brasileiro do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), feito em 2001. Atualmente, a potência dos parques eólicos em operação no Brasil é de 602 MW, explorados por 36 empreendimentos. Outros 10 projetos estão em construção, com capacidade de 256,4 MW e há ainda 45 projetos que já foram outorgados, com potencial de 2.139,7 MW.

Leilão - Dos 339 empreendimentos habilitados para o leilão de hoje, 108 projetos estão no Ceará, com potência total de 2.515 MW, 105 no Rio Grande do Norte, com capacidade de 3.629 MW, e 67 no Rio Grande do Sul, com 2.238 MW. O restante está distribuído entre os estados da Bahia (1.004 MW), Espírito Santo (153 MW), Piauí (336 MW), Santa Catarina (75 MW) e Sergipe (54 MW).

O preço inicial por Megawatt/hora é de R$ 189/MWh. Vence quem oferecer os maiores deságios sobre o valor estabelecido. Os contratos de compra e venda de energia terão 20 anos de duração, a partir de 1º de julho de 2012, ano previsto para o início do suprimento. O leilão será realizado por intermédio de um sistema eletrônico exclusivo, via Internet. Os interessados poderão acompanhá-lo pela página eletrônica da CCEE (www.ccee.org.br). O certame se dará por inversão de fases, ou seja, somente após a fase de lances é que os documentos de habilitação dos vencedores serão analisados.

Os leilões de reserva têm como objetivo a contratação de energia adicional para o Sistema Interligado Nacional (SIN), para aumentar a garantia de suprimento e reduzir os custos operacionais do sistema. No ano passado, foi realizado o primeiro leilão de energia gerada por biomassa (Leilão de Reserva de Energia nº. 01/2008), no qual foram negociados 2.379 MW produzidos por 31 termelétricas movidas a cana-de-açúcar e capim elefante, com suprimento iniciado neste ano e em 2010.

http://www.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=19¬icia=74904

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica