Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sábado, 8 de maio de 2010

Assembleia Legislativa lança o Sustentar 2010 em Chapecó

Depois de dois anos consecutivos em Florianópolis e cerca de 2 mil participantes, o evento que colocou a sustentabilidade do Planeta na agenda da Assembleia Legislativa de Santa Catarina será realizado em Chapecó este ano. De 26 a 28 de maio, no auditório do Lang Palace Hotel, o Sustentar 2010 – Fórum sobre Energias Renováveis e Consumo Responsável – reunirá especialistas e profissionais de diferentes países para debater o futuro de Santa Catarina a partir da produção de energias renováveis e do consumo responsável. A promoção do evento lançado hoje, em Chapecó, é da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia da Assembleia Legislativa e conta com o apoio de várias entidades e instituições de ensino da região Oeste.

De acordo com o idealizador e coordenador do evento, deputado estadual Pedro Uczai, o objetivo de realizar o Sustentar 2010 em Chapecó é facilitar a participação de estudantes, agricultores, pesquisadores, professores, empresários e demais profissionais às discussão que interessam diretamente à região. “O Oeste está se transformando em referência na produção de alimentos e de energias renováveis, por isso a importância da região conhecer e discutir sua realidade a partir de experiências existentes em outros estados brasileiros e até mesmo em outros países”, comenta o deputado.
Entre as palestras confirmadas está a da integrante da Associação de Gestão de Resíduos Urbanos e Saneamento da Alemanha, Dr. Karin Opphard, que falará sobre a produção de energia a partir do lixo urbano naquele país. Também está confirmada a palestra do diretor da Sociedade Gestora do Parque Tecnológico de Moura (Portugal), Vitor Paulo Soares Silva, que apresentará a experiência do maior parque de energia fotovoltaica do mundo.

Entusiasta do evento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Gelson Merísio, destaca que a realização do Sustentar em Chapecó prestigia o Oeste e demonstra que o evento está buscando realmente difundir o tema. “É da aproximação com a população e do debate que podem surgir políticas públicas eficientes.
A sustentabilidade, com a produção de fontes renováveis de energia e o consumo consciente, forma uma agenda urgente da nossa sociedade, e nós precisamos conhecer boas experiências e discutir novas possibilidades para garantir a vida em equilíbrio para a nossa e também as futuras gerações”, afirma Merísio.

Uma das instituições apoiadoras do evento é a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Para a pró-reitora de graduação da instituição, Solange Alves, o Oeste deve ser considerado um “terreno fértil” para os debates propostos pelo Sustentar, já que uma das principais características da região é a produção sustentável de alimento da agricultura familiar, que segundo ela também busca avançar na produção de energia limpa. “Por isso é importante que além da reflexão, o Sustentar estimule novas práticas humanas em direção à sustentabilidade”, defende ela.

Além da apresentação de diferentes experiências, também serão debatidos temas como a legislação ambiental e a sustentabilidade da agricultura; as interferências das mudanças climáticas na região; a influência da produção de energias renováveis na produção de alimento; e a relação entre energias renoveis e o pré-sal.

Uma das novidades deste ano são as visitas técnicas a algumas experiências em energias renováveis já existentes na região Oeste, a exemplo do parque eólico de Água Doce, pequenas centrais hidrelétricas, biodigestores, indústrias de turbinas e bioconstrução.
As inscrições para o Sustentar 2010 são gratuitas e devem ser feitas no site

http://www.adjorisc.com.br/jornais/obarrigaverde/comportamento/assembleia-legislativa-lanca-o-sustentar-2010-em-chapeco-1.268632#

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica