Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Vitae Civilis apresenta seu projeto solar para São Paulo

O Vitae Civilis propôs à Prefeitura de São Paulo um projeto de lei que torna obrigatória a instalação de aquecedores solares em casas e apartamentos em construção e também em reforma na cidade. A proposta foi apresentada há duas semanas ao secretário do Verde e do Meio Ambiente da Cidade e está sendo discutida no Comitê Municipal de Mudanças Climáticas e Eco-Economia.

"A proposta foi inspirada em ideia semelhante aplicada em Barcelona que em pouco mais de três anos multiplicou por dez o uso desta fonte sustentável de energia", diz Délcio Rodrigues, físico e pesquisador associado ao Instituto Vitae Civilis. "Se aprovada diminuirá o impacto ambiental da construção de novas barragens nos rios brasileiros, criará muitos empregos e diminuirá a contribuição da cidade de São Paulo ao aquecimento global" continua Délcio Rodrigues.

A idéia do projeto surgiu da pesquisa que Délcio Rodrigues e Roberto Matajs fizeram para o VC durante 2004 que apontou, entre outras idéias para a promoção do uso da energia solar no Brasil, a proposta de mudanças nas legislações municipais como uma das mais importantes ferramentas para impulsionar o uso desta fonte renovável de energia no Brasil.

Segundo o prefeitura de São Paulo, o Comitê Municipal de Mudanças Climáticas e Eco-Economia tem como objetivo promover e estimular ações que visem minimizar as emissões de gases causadores do efeito estufa, contemplando, entre outros itens: uso de fontes renováveis de energia; aproveitamento do gás metano emitido pelos aterros; uso de combustíveis limpos, sobretudo para o transporte público; melhoria da eficiência energética e uso racional de energia; incentivo ao transporte não motorizado; promoção da redução e reciclagem de resíduos. Integram o Comitê representantes das Secretarias de Coordenação das Subprefeituras, de Infra-estrutura Urbana e Obras, de Transportes, de Serviços, de Habitação e de Gestão, além de membros da Empresa Municipal de Urbanização e da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo.

A proposta de projeto de lei desenvolvida pelo Vitae Civilis e o livro Um Banho de Sol Para o Brasil podem ser encontrados na biblioteca do site do Vitae Civilis.

http://www.ecoagencia.com.br/index.php?open=noticias&id=VZlSXRFWWNlYHpkdjZkWaN2aKVVVB1TP

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
Luis Felipe disse...

A energia do sol é o futuro. E não é só para o aquecimento de água não!

Se procurarmos um pouco no Google já encontramos gente no Brasil promovendo o uso da energia do sol para geração de energia elétrica - inclusive para o consumidor residencial.

O site da Minha Casa Solar ( http://www.minhacasasolar.com.br ) é um exemplo interessante. Lá tem bastante informação sobre a energia solar fotovoltaica, aplicações mais comuns e produtos.

 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica