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sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Ampla usa tecnologias móveis no combate ao furto de energia

A tecnologia móvel tornou-se aliada da Ampla Energia em iniciativas que resultaram em ganhos de produtividade e combate às ligações clandestinas. A distribuidora, que atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, é pioneira na medição eletrônica do consumo de energia por clientes residenciais, prática mais comum no universo corporativo.

Dos 2,5 milhões de clientes da Ampla, 400 mil têm o consumo medido eletronicamente e os planos são de aumentar gradativamente esse universo, de acordo com o diretor de relações institucionais da Ampla, André Moragas. Ele conta que o projeto foi iniciado há cinco anos com o objetivo de reduzir o volume de ligações clandestinas à rede da distribuidora, que, na época, chegavam a 26% dos consumidores residenciais. "A taxa caiu para 20% em cinco anos", diz ele, lembrando que cada ponto porcentual representa R$ 40 milhões em economia. Ou seja, o sistema já evitou furtos equivalentes a R$ 240 milhões, mais da metade do investimento para viabilizá-lo, que foi de R$ 400 milhões.

A solução é baseada em um chip instalado diretamente na central que a distribuidora mantém no alto do poste. Cada chip atende a uma residência e faz o acompanhamento em tempo real do consumo do cliente. Essas informações são transmitidas para os sistemas da Ampla via rede celular, com uso dos sistemas GPRS, e permitem a geração das contas de luz. A solução eliminou o relógio de medição de energia, tradicional porta de entrada para furtos de eletricidade.

Para os demais consumidores que ainda não têm a medição eletrônica, a Ampla adotou o uso de coletores de dados para leitura do consumo de energia e emissão imediata da fatura. O sistema evita que funcionários da empresa tenham que ir duas vezes à casa do cliente – uma para fazer a leitura e outra para entregar a conta. Com os dispositivos móveis, é feita da leitura do consumo. O equipamento se comunica por Bluethooth com uma mini impressora presa ao cinto do funcionário, que emite a conta na hora.

Os dados são enviados para a central da Ampla via rede GPRS, que acompanha todo o processo à distância. Segundo Moragas, são 400 aparelhos em toda a área de abrangência da empresa, nos quais a empresa investiu R$ 2,4 milhões. O dispositivo móvel é da Zebra, enquanto o software foi desenvolvido pela Synapsis Brasil, empresa de tecnologia da informação controlada pelo grupo espanhol Endesa, acionista da Ampla.

http://www.mobilidadeenegocios.com.br/noticia.php?id=488

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