A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) está realizando um mutirão para combate às perdas comerciais no consumo de energia. A estratégia da Companhia é envolver comunidades populosas em um mutirão de atividades que tem o objetivo de reduzir as fraudes e à regularização de consumidores clandestinos.
Até o início de maio, profissionais da Celpe estarão, inicialmente, no bairro de Nova Descoberta orientando moradores para regularizarem a situação e a absorverem práticas de consumo eficiente de energia. A ação concentra profissionais de diversas áreas da empresa em serviços de inspeção, expansão de rede, atendimento a comunidades especiais, eficiência energética, leitura, faturamento e cobrança.
Até a conclusão do mutirão serão efetuadas 1.200 vistorias no bairro. A retirada das ligações landestinas é acompanhada de orientação aos clientes quanto à necessidade de se manter regular. Além de crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena que pode variar de dois a oito anos de prisão, o furto de energia representa risco de acidentes fatais para o infrator e à comunidade. A prática ilegal compromete a qualidade da energia e pode provocar falhas e interrupções no fornecimento.
A Celpe lembra que a fraude traz ainda prejuízos a toda sociedade porque, além das próprias concessionárias de energia elétrica serem impactadas financeiramente pelo furto de energia, os consumidores em geral assumem a distribuição de parte das perdas na composição tarifária.
Os casos de furto de energia podem ser denunciados por meio dos telefones do Disque-Denúncia: 3421.9595 ou (87) 3719.4545, para o interior do Estado. A entidade garante o sigilo da ligação.

Postar um comentário