A CPFL Energia e a ERSA Energias Renováveis anunciam a criação da CPFL Energias Renováveis S.A., a partir da associação dos ativos das duas empresas em PCHs, parques eólicos e usinas termelétricas a biomassa. A nova companhia já nasce como uma das maiores da América Latina no segmento de geração de energia a partir de fontes renováveis (PCHs, parques eólicos e usinas termelétricas a biomassa), com 648 MW de potência instalada em operação (posição estimada em agosto de 2011, quando da conclusão da operação), 386 MW em construção e 3.341 MW de portfólio em preparação para construção ou desenvolvimento, totalizando 4.375 MW de potência.
Esse portfólio permitirá à empresa superar a marca dos 2 mil MW de potência instalada nesse tipo de fonte em cinco anos. Já em 2013, a capacidade instalada deverá atingir 1.174 MW, um crescimento superior a 80%, com a entrada em operação de projetos em fase de construção. A CPFL Energia será a acionista majoritária da nova empresa, com participação de 63,6%. Os atuais acionistas da ERSA terão 36,4% de participação.
De acordo com o presidente da CPFL Energia, Wilson Ferreira Júnior, a associação é resultado de decisão estratégica de criar um veículo exclusivo e diferenciado em geração de energia renovável.
- Aliamos profundo conhecimento na prospecção e desenvolvimento de projetos e engenharia de alta tecnologia, com os mais altos padrões de governança corporativa e experiência consolidada por mais de 100 anos de atuação no mercado de energia elétrica, o que fez da CPFL Energia a maior do setor.
O presidente do Conselho de Administração da ERSA, Otávio Castello Branco, disse que a união das operações da ERSA e da CPFL Energia “é o ponto de partida para que a nova empresa, que já nasce líder em seu segmento, implemente planos ambiciosos de crescimento na geração de energia por meio de fontes alternativas como energia eólica, biomassa e PCHs”.
A implementação desta associação resultará na criação de uma companhia com 1.034 MW de potência em operação e construção, com presença marcante nas três principais tecnologias desenvolvidas atualmente no país, PCHs, usinas termelétricas a biomassa e parques eólicos, e com forte atuação nas etapas de desenvolvimento, preparação, construção e operação de usinas de geração de energia.
http://www.monitormercantil.com.br/mostranoticia.php?id=93915

Postar um comentário