Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Microgeração: teste em SC

A Celesc Distribuição acaba de instalar, junto ao prédio de sua administração central, um aerogerador com potência máxima de 3.500 watts, para avaliar a qualidade da energia injetada no sistema elétrico. A distribuidora observa que, com o incentivo à exploração de fontes renováveis para a geração de energia, cresce no Brasil a adoção de sistemas isolados dentro do chamado sistema de microgeração distribuída.

 

Devido aos avanços da legislação relacionada ao tema, será permitido futuramente que unidades residenciais, comerciais e industriais tenham suas próprias fontes geradoras. O microgerador será conectado à rede local e a energia gerada pelo equipamento será utilizada para auxiliar no abastecimento do sistema elétrico do prédio. “O resultado dos testes permitirá avaliar a eficiência do equipamento, com medição da frequência e tensão da energia gerada”, explica Pablo Cupani, assistente da diretoria Técnica Celesc-D.

 

De acordo com a companhia, um gerador de porte é capaz de abastecer de 8 a 10 moradias populares em condições favoráveis de vento. Pode ser utilizado em localidades distantes da rede elétrica ou em locais onde a qualidade do atendimento necessite de reforço mais econômico. O retorno do investimento, segundo o fabricante, pode ser obtido entre sete e 10 anos

 

https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2011/12/microgeracao-teste-em-sc/16235

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
Sandro Geraldo Bagattoli disse...

Acho que toda universidades também deveria ter um projeto dessa natureza, indo além, com geração eólica, solar e biomassa em um mesmo parque. Em especial a FURB, pois temos pessoal capacitado e estrutura para instalação. Além do aspecto comercial-financeiro envolvido, seria uma excelente escola de projeto, operação e manutenção no campo da energia renovável.

Scabral disse...

Perfeito, Prof. Sandro. Há muito tenho alertado que o DEET/FURB precisa buscar projetos nesse tema, pois a sociedade cobraria isso, legitimamente. Mas não é fácil, acreditem. Por vários fatores, externos e internos. Mas, felizmente, algo começa a ser feito, através de alguns TCC e, principalmente, através do mestrado. A propósito, temos submetido ao programa de P & da CELESC um projeto de considerável envergadura. Oxalá esse possa ser aprovado. Mas também temos boas cooperações com o exterior e esperamos que logo tenhamos efetivamente instalados na FURB geradores desse tipo. Grato e contamos contigo nos aspecto do mercado de energia.

 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica