Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

domingo, 17 de agosto de 2014

Suzano diz que ganhou com maior preço da energia

Companhia vende energia produzida na fábrica de Imperatriz, no Maranhão, e compra para a unidade de Suzano, em São Paulo

Priscila Jordão, da

Germano Lüders/EXAME.com

Plantação e corte de eucaliptos da Suzano de Papel e Celulose

Plantação e corte de eucaliptos da Suzano de Papel e Celulose

São Paulo - A Suzano Papel e Celulose afirmou que está se beneficiando do maior preço da energia elétrica no mercado de curto prazo, após equilibrar as contas com a compra de energia mais cara no Sudeste e a venda de energia mais barata no Norte.

A empresa, que vende energia produzida na fábrica de Imperatriz, no Maranhão, e compra para a unidade de Suzano, em São Paulo, registrou no segundo trimestre aumento do custo dos produtos vendidos por maiores gastos com energia, entre outros fatores.

Mas em junho a empresa conseguiu equilibrar seus negócios com energia, para no mês seguinte passar a lucrar com o alto preço da energia no mercado de curto prazo.

"Estamos aumentando a exportação (de energia) no Maranhão à medida que as produções aumentam, e isso já passou a ser superavitário a partir de julho. A questão de energia já está endereçada... Adicionalmente, em julho, passamos a exportar energia em Mucuri (BA) também", disse o presidente da Suzano, Walter Schalka, em teleconferência com analistas para comentar os resultados trimestrais.

A Suzano, segunda maior produtora mundial de celulose de eucalipto, teve lucro líquido de 97,2 milhões de reais no segundo trimestre, revertendo o prejuízo um ano anotes, com um amelhora do resultado financeiro e crescimento das vendas no período.

O custo dos produtos vendidos pela Suzano no segundo trimestre totalizou 1,328 bilhão de reais, 35,5 por cento superior a igual período do ano anterior, também impactado pela variação cambial nos itens atrelados ao dólar e pelo maior volume vendido de papel e celulose.

A companhia gera energia a partir do processo de produção da celulose. Para o segundo semestre do ano, a Suzano afirmou que possui cerca de 70 por cento da compra e venda de energia contratadas.

"Nós entendemos que a questão energética pode beneficiar nosso resultado no médio a longo prazo", disse Schalka.

A fábrica do Maranhão, inaugurada em dezembro de 2013, teve capacidade de produção elevada e contribuiu para a maior geração de energia.

A Suzano disse que a unidade já atingiu a capacidade diária prevista e manteve a meta de produção de celulose entre 1 milhão e 1,1 milhão de toneladas neste ano.

Redução de Produção

Diante do preço pressionado da celulose, por conta da expectativa de oferta de novas capacidades, a Suzano decidiu reduzir a produção do insumo na fábrica de Mucuri (BA) em cerca de 30 mil toneladas no segundo trimestre, visando melhorar a rentabilidade média das operações.

"A opção mostra ao mercado que não estamos satisfeitos com o nível de preço, que não remunera adequadamente o capital investido. Não vamos operar na máxima capacidade de volume, mas buscar a evolução de rentabilidade", disse Schalka.

A companhia afirmou que a redução não será permanente, e que vai acompanhar a rentabilidade marginal de cada tonelada produzida para verificar qual será a política adotada nos próximos trimestres.

Apesar de preferir não fazer previsões sobre aumentos no preço da celulose na segunda metade do ano, o executivo afirmou que "se for possível aumentar o preço, aumentaremos, pois o preço atual não rentabiliza o capital".

Papel

Sobre o segmento de papel, cuja demanda doméstica do setor caiu 5,4 por cento no segundo trimestre, a Suzano se mostrou mais otimista em relação ao segundo semestre.

"Como usualmente acontece, temos uma expectativa boa para o segundo semestre. Sempre em ano de eleição temos demanda maior por papéis revestidos e não revestidos e melhoria na demanda por papel cartão", disse o diretor-executivo da unidade de negócios de papel e celulose, Carlos Aníbal de Almeida Jr.

Ele acrescentou que também espera demanda adicional por conta do Programa Nacional do Livro Didático.



--

Sandro Geraldo Bagattoli
Universidade Regional de Blumenau
Visite o blog Mercado de Energia Elétrica  

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica