Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

CCEE vê 2015 "difícil" para setor elétrico

Em 2014, a falta de chuvas elevou os preços de energia de curto prazo, com acionamento de térmicas mais caras


Getty Images

Torre de energia elétrica

Energia elétrica: distribuidoras tiveram que arcar com fortes gastos no mercado para atender a demanda

São Paulo - O presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização deEnergia Elétrica (CCEE), Luiz Eduardo Barata, disse nesta segunda-feira que espera um 2015 difícil para o setor elétrico.

"Os problemas não acabam com as eleições. A nossa expectativa para o ano que vem é que vamos continuar a administrar problemas bastante parecidos", disse Barata durante evento do setor.

Em 2014, a falta de chuvas elevou os preços de energia de curto prazo, com acionamento de térmicas mais caras, enquanto as distribuidoras descontratadas tiveram que arcar com fortes gastos no mercado de energia de curto prazo para atender a demanda.

Diante disso, a CCEE chegou a ter que contratar doisempréstimos com bancos para as distribuidoras que somaram quase 18 bilhões de reais.

Tal cenário também elevou os valores de operações no mercado de curto prazo liquidadas na CCEE e Barata estima que essas possam chegar a 36 bilhões de reais no ano.

Isso representaria um aumento de mais de duas vezes o liquidado em 2013, sendo que no ano passado o preço de energia já estava alto e as distribuidoras já enfrentaram descontratação.

De janeiro a setembro de 2014, as operações liquidadas no mercado de curto prazo na CCEE somam 29,5 bilhões de reais.

"Nossa expectativa é que neste ano cheguemos aos 35 bilhões a 36 bilhões de reais (de liquidação no mercado de curto prazo)", disse Barata.

Ele acrescentou que a média de valores liquidados no mercado de curto prazo em anos anteriores, antes de 2013, era de entre 8 bilhões e 10 bilhões de reais.

Apesar dos altos valores levados a liquidação, Barata disse que a inadimplência acumulada no ano é de apenas 0,1 por cento do total levado a liquidação.


--

Sandro Geraldo Bagattoli
Universidade Regional de Blumenau
Visite o blog Mercado de Energia Elétrica  

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica