Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Vigilância traz economia

SÃO PAULO - O último relatório do Mercado de Energia Elétrica, divulgado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, apontou um novo número para o provável consumo de energia pelo setor de comércio e serviços em 2014.

 

Segundo a resenha da EPE, o setor deve consumir próximo de 89.565 GWh. Com o constante crescimento do segmento, a AES Eletropaulo, maior distribuidora de energia elétrica da América Latina em consumo e faturamento, desenvolveu um programa de orientação a empresas e comércios para que consumam energia de forma eficiente e econômica.

 

De acordo com o material divulgado pela empresa, é possível economizar até 15% do valor mensal seguindo alguns pequenos conselhos.

 

Para o coordenador de usos finais de energia da AES Eletropaulo, Fernando Bacellar, um trabalho de observação feito pelo empresário pode garantir um bom resultado ao final do mês. "Observar é um trabalho de gestão que pode ser feito sem investimento algum, o empresário deve identificar como gasta a energia, além de observar os hábitos dos funcionários."

 

Vigilância

 

A AES Eletropaulo recomenda vigilância na hora da compra de aparelhos eletrônicos. Computadores, impressoras, telefones, televisores, congeladores e sistemas de aquecimento e resfriamento, que são grandes vilões da economia energética, devem possuir o selo Procel, categoria A, indicando a eficiência energética do aparelho.

 

"O empreendedor também deve evitar modismos na escolha dos aparelhos. Deve-se comprar o aparelho pensando apenas em sua função - um congelador grande com pouca coisa dentro gasta energia à toa", comenta Bacellar.

 

Equipamentos em stand by utilizam de 0,1 a 18W de potência e devem ser conectados na tomada somente quando utilizados. Além disso, os computadores devem ser desligados quando forem ficar mais de duas horas sem uso.

http://www.dci.com.br/especial/vigilancia-traz-economia-id417918.html

 

 

Equipamentos obsoletos devem ser trocados, pois gastam mais energia e têm mau desempenho. O consumidor também deve investir na manutenção dos aparelhos, como a troca das borrachas de vedação de freezers e congeladores, para citar alguns exemplos.

 

Ambientes com ar-condicionado devem ter as portas e janelas sempre fechadas, a limpeza e manutenção periódica nos filtros do ar ajudam a evitar a sobrecarga no aparelho. "Outro ponto importante é a localização do aparelho. Colocar um refrigerador próximo a uma fonte de calor, por exemplo, causa sobrecarga no aparelho e faz com que ele consuma mais energia", comenta Bacellar.

 

Decoração

 

Além de sugestões básicas, como decoração com cores claras e uso de lâmpadas econômicas, fluorescentes ou LED, a AES Eletropaulo sugere a implementação de um programa de gestão energética com o comprometimento da alta direção da empresa e a criação de uma Comissão Interna de Conservação de Energia (Cice), uma comissão composta por representantes de diferentes departamentos da empresa e que, juntos, devem definir as políticas e ações de eficiência energética.

 

Um diagnóstico energético no estabelecimento também é recomendado, já que pode diagnosticar oportunidades de economia e possíveis falhas, como em aparelhos com mau funcionamento e que devem ser reparados.

 

A distribuidora, que atua em uma área total de 4.526 km² no Estado de São Paulo, garante que seu negócio não é apenas vender energia. "Nossa intenção não é apenas vender, queremos que nosso consumidor aprenda a utilizar a energia da melhor forma. Qualquer energia produz impacto ambiental, o cliente que economiza e que observa onde gasta é um cliente que produz menos impacto ao planeta", recomenda o coordenador de usos finais de energia da AES Eletropaulo.

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

Alexandre.kellermann@gmail.com

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica