Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quinta-feira, 23 de julho de 2015

O currículo dela chamou a atenção de Uber e Airbnb

Nina Mufleh: currículo lhe rendeu entrevistas nas empresas mais badalas do Vale do Silício (Foto: Reprodução/LinkedIn)

No último mês de abril, o nome de Nina Mufleh, uma imigrante do Oriente Médio radicada em San Francisco, apareceu em diversas reportagens em sites de carreira e negócios dos Estados Unidos. Para alguns mais empolgados, ela havia "reinventado" o modelo tradicional de currículo que enviamos a empresas quando estamos procurando por oportunidades de carreira.

Seu objetivo era trabalhar no Airbnb, um site que coloca em contato donos de imóveis com pessoas que querem alugar quartos ou apartamentos por um curto período. Para se destacar, ela aboliu o tradicional campo de "experiência profissional", falando sobre as empresas que já trabalhou. Concentrou-se apenas em dar sugestões para que o Airbnb se tornasse uma empresa melhor.

Nina criou uma página online para colocar o currículo e o enviou via Twitter para os fundadores da companhia. Eles a responderam, elogiando a sua forma inovadora de pedir um emprego e agendaram uma entrevista. Foi o suficiente para torná-la uma celebridade no Vale do Silício.

Em vez de histórico profissional, currículo trazia propostas para a empresa (Foto: Reprodução)

Além do Airbnb, empresas como Linkedin e Uber a chamaram para conversar. Recrutadores de muitas outras, segundo Nina, entrevistaram-na mesmo sem ter uma vaga na área dela, marketing, mas pensando em oportunidades futuras. Ela recebeu mais de 2 mil curriculos de pessoas do mundo inteiro pedindo dicas de como deixar o currículo mais atraente. Por causa disso, criou até uma página na internet com dicas de como criar um currículo inovador. No link, também há o currículo original que ela mandou para o Airbnb.

Passados três meses, um dos sites que contaram a história de Nina, o Business Insider, foi atrás dela para saber como anda sua carreira profissional. Ela acabou não conseguindo sua vaga dos sonhos no Airbnb. Empresas como Uber, LinkedIn e Dropbox também a sondaram. Sua atual posição profissional é "consultora independente".

A história me chamou a atenção pelo fato de Nina continuar sem o "emprego dos sonhos". Aparentemente, num lugar que nasceu e se alimenta de ideias inovadoras, como é o Vale do Silício, haveria uma vaga para o currículo tão inovador quanto o dela. Ainda mais pensando na área de marketing - e em todo o burburinho que sua história gerou.

Mas aqui vai um pouco das conversas que já tive com recrutadores dessas empresas. Conseguir um "emprego dos sonhos" é um processo que leva meses. São dez, às vezes mais entrevistas com pessoas de diferentes áreas e posições hierárquicas. É natural se empolgar com conversas que renderam e se desesperar com outras que não deram muito certo. Há entrevistadores mais simpáticos e há aqueles que não vêem a hora de a entrevista terminar para ir ao seu próximo compromisso (tipo jogar pinball na lanchonete). Perguntas como "Por que você escolheu essa empresa?" e "O que te motiva a sair do emprego atual" são feitas por quase todos os entrevistados.  

Um currículo sem o seu histórico e com proposições realmente parece ser uma boa estratégia. Afinal, você já investiu um bom tempo criando um currículo online em sites como o LinkedIn. Quem está interessado em você certamente já terá olhado sua experiência ali. Vale concentrar-se mais em saber como usar toda a experiência para ajudar a empresa a vencer desafios futuros. Pense em situações objetivas. Enrolar com um discurso "sexo dos anjos" só vai tirar pontos. Seja ambicioso, mas não seja arrogante. Não aumente e muito menos invente (Nelson Rubens não teria chance no Google ou no Facebook). 

Agora, sobre o currículo, sobram as perguntas.

Será que o modelo de currículo tradicional está mesmo ultrapassado?

Quais as formas inovadoras de currículo vocês conhecem?

O que é mais importante na hora de conseguir um emprego numa dessas "empresas dos sonhos"? Formação, experiência profissional, currículo?

Prometo trazer mais respostas do que perguntas sobre o tema da próxima vez. Aguardem.

http://epoca.globo.com/vida/experiencias-digitais/noticia/2015/07/o-curriculo-dela-chamou-atencao-de-linkedin-uber-e-airbnb.html

 

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

Alexandre.kellermann@gmail.com

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica